25/11/2019 - Coren-RS participa de debate sobre políticas públicas para idosas(os) no Brasil



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela conselheira Silvete Schneider, participou no dia 18 de novembro de reunião com o Grupo Estratégico de Acompanhamento de Debates (GEAD) Políticas Públicas para o Idoso. O encontro foi na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, e contou com a presença do secretário nacional da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Antônio Costa, além de diversas entidades.

No começo do encontro, as(os) representantes das entidades falaram brevemente acerca de suas expectativas sobre as propostas e medidas a serem implantadas pelo ministério em relação à pessoa idosa. De forma geral, houve unanimidade quanto ao fato de que o Brasil, apesar de leis específicas já existentes, como o Estatuto do Idoso, não está devidamente preparado para lidar com o envelhecimento da sua população.

Em seguida, o secretário Antônio falou, entre outros pontos, sobre o Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável, do ministério, que incentiva que municípios adotem medidas para melhorar a qualidade de vida das(os) idosas(os) nas áreas da saúde, educação e lazer.

Outros temas também foram abordados, como as fiscalizações nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs); a formação de recursos humanos na área de saúde; o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa; a aplicação da Política Nacional do Idoso, entre outros.

O Coren-RS considera crucial participar de debates nos quais a Enfermagem esteja inserida. No que se refere à assistência da pessoa idosa, a categoria está diretamente envolvida. Cabe ao Coren-RS garantir um atendimento seguro, de qualidade e com respaldo legal para esse faixa da população.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos Coren-RS
Texto: acadêmica de Jornalismo Maria Eduarda Assis
Supervisão: jornalista Joanna Ferraz DRT/RS 12.176