02/12/2019 - Coren-RS participa de audiência pública para debater sobre UTI Neonatal do Hospital Sapiranga



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela conselheira Úrsula Stüker e pela enfermeira fiscal Thais Longaray, participou no dia 25 de novembro de audiência pública sobre a possibilidade de fechamento da UTI Neonatal do Hospital Sapiranga. O evento, que ocorreu na Secretaria de Educação do município, foi realizado pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do RS (AL-RS) a pedido da Câmara de Vereadores da cidade.

A conselheira Úrsula destacou que as escolhas das diretrizes nacionais na política de saúde impactam diretamente na prestação dos serviços, sejam eles conveniados ou não pelo SUS. Ainda foi falado na audiência sobre a discrepância entre o valor pago pelo SUS e o custo efetivo de internação na UTI Neonatal – o que é repassado pelo SUS não cobriria o gasto. Até o momento, esse custo extra foi coberto por emendas parlamentares mas, caso não haja o repasse desse valor a mais, o atendimento pelo SUS pode ser inviabilizado, conforme o hospital. As(Os) presentes na audiência defenderam a manutenção do atendimento, pois o julgam imprescindível para salvar vidas. 

Estavam presentes na audiência o presidente da Comissão, deputado estadual Valdeci Oliveira; Elenita Hermann, administradora do Hospital Sapiranga; Tercio Erany Tedesco Júnior, representante da Secretaria Estadual de Saúde; Leandro Batista da Costa, representando a Secretaria Municipal de Saúde; o promotor de Justiça Michael Flach e vereadoras(es). Também participaram mães e pais de bebês que ficaram internados na UTI e lideranças da comunidade.

Ficou acordado, ao final da audiência, que será organizado um grupo de trabalho com o hospital, os municípios envolvidos (Sapiranga e do entorno), o governo do Estado e o Ministério Público a fim de encontrar uma solução para evitar o fechamento da UTI Neonatal.

O Coren-RS defende um SUS de qualidade, gratuito e com garantia de acesso a todas e todos. Sendo assim, seguirá acompanhando a situação em Sapiranga, a fim de tentar garantir que não haja desassistência à população. 

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos Coren-RS
Texto: acadêmica de Jornalismo Maria Eduarda Assis
Supervisão: jornalista Joanna Ferraz DRT/RS 12.176