06/12/2019 - Coren-RS e entidades assinam acordo para ampliar notificações de intoxicações por agrotóxicos



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela coordenadora do Departamento de Fiscalização, Cláudia Mastrascusa, assinou no dia 28 de novembro um Acordo de Cooperação Interinstitucional para ampliar e qualificar as notificações das intoxicações por agrotóxicos no Rio Grande do Sul. A cerimônia ocorreu na Sede do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers), em Porto Alegre.

Também aderiram ao acordo o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público do Estado (MPE/RS), o Cremers, a Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs) e o Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA). A Secretaria Estadual de Saúde assinará posteriormente.

O Brasil e o Rio Grande do Sul não dispõem de dados sobre o efetivo número de intoxicações por agrotóxicos, mesmo sendo um dos maiores consumidores desses produtos no mundo. Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), para cada caso registrado existem outros 50 não notificados. A subnotificação de intoxicações dificulta a elaboração de políticas públicas adequadas e o diagnóstico e tratamento corretos de doenças relacionadas ao uso de agrotóxicos.

Por essas razões, o Acordo de Cooperação pretende sensibilizar as(os) profissionais de saúde, especialmente da Enfermagem e médicas(os), para identificação e registro de casos suspeitos ou confirmados de intoxicações no sistema oficial de notificação.

Cláudia ressaltou a importância do acordo e a relevância de a Enfermagem nesse contexto. “A Enfermagem é a segunda maior categoria profissional do país e do Rio Grande do Sul. Representamos 80% dos profissionais que atuam na área da saúde. Os profissionais de Enfermagem que estão na ponta, prestando assistência e promovendo atividades educativas. Eles que, muitas vezes, são os primeiros a identificar situações e sintomas decorrentes do uso de agrotóxicos”, afirmou.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos Coren-RS (com informações do Cremers)
Texto: acadêmica de Jornalismo Nicoly Reis
Supervisão: jornalista Joanna Ferraz DRT/RS 12.176