10/12/2019 - Coren-RS dialoga e presta apoio a profissionais de Enfermagem que trabalham na saúde do Estado



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) - representado pelo presidente, Daniel Menezes de Souza, pelas conselheiras Sandra Gawlinski e Úrsula Stüker, pela coordenadora do Departamento de Fiscalização, Cláudia Mastrascusa, e pela chefe de Gabinete, Angélica Trinca - se reuniu na manhã desta segunda-feira (09/12) com profissionais de Enfermagem servidoras(es) do Estado. O encontro foi na Sede do Coren-RS, em Porto Alegre.

As(Os) servidoras(es) apontaram as ações que vêm sendo tomadas para barrar a aprovação do pacote de reforma administrativa proposto pelo Governo do Estado. A medida prevê o fim do pagamento de avanços e vantagens por tempo de serviço e da incorporação de funções gratificadas às aposentadorias, além de aumento das contribuições previdenciárias. Ao todo, o documento enviado à Assembleia Legislativa dispõe de 117 regras do funcionalismo estadual que o governo do Estado quer alterar.

Além disso, as(os) profissionais enfatizaram as mazelas decorrentes dos contínuos atrasos e parcelamentos salariais, que vem ocorrendo há 47 meses e a falta de reposição salarial há cinco anos. As(os) trabalhadoras(es) ainda destacaram a preocupação com o desmonte dos serviços públicos e do SUS, fundamental para a saúde da população.

Diante do pacote, o Coren-RS manifesta que a proposta atingirá diretamente as(os) profissionais que trabalham na saúde do Estado. "Estamos à disposição da categoria, como espaço de apoio institucional. É o momento de aproximação e fortalecimento das(os) profissionais de Enfermagem do Estado. Não há como o Conselho não se posicionar, especialmente quando a sociedade está em risco”, afirmou Daniel.

Na reunião, ficaram acertados alguns encaminhamentos: a ida do Coren-RS a serviços de saúde para conversar e prestar apoio às(aos) profissionais (a exemplo do que vem sendo feito com as(os) trabalhadoras(es) do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família – IMESF - na Capital - saiba mais CLICANDO AQUI) e a formalização do pedido, por parte do Conselho e entidades, para realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa para debater os impactos da reforma na saúde.

O Coren-RS seguirá acompanhando de perto a tramitação do projeto e agindo institucionalmente em apoio à Enfermagem e proteção da sociedade.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176