18/12/2019 - Centro de Equidade da UFPEL lança software gratuito para gerar gráficos equiplot



O Centro Internacional de Equidade em Saúde (ICEH) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) disponibilizou um programa on-line gratuito para criação de gráficos do tipo equiplot – uma das formas visuais mais eficientes para representar dados de desigualdades em saúde tanto para cientistas quanto para o público em geral. O Equiplot Creator Tool pode ser ACESSADO AQUI. O site traz um tutorial, explicando passo a passo as funcionalidades de cada recurso de edição do programa. 

O instrumento facilita o uso do recurso gráfico criado em 2012 pelo pesquisador do ICEH e docente do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPEL, Aluisio Barros. O usuário só precisa entrar com os dados de análise. Todo o caminho que antes era feito com base em códigos de programação agora é acessível por cliques na interface do aplicativo.

O gráfico é considerado uma das melhores formas de mostrar como as desigualdades afetam condições de saúde, por meio da comparação entre diferentes grupos em relação a um mesmo indicador. Por exemplo, os índices de mortalidade infantil em diferentes grupos de renda no Brasil. O equiplot permite visualizar, ao mesmo tempo, a situação de cada grupo em relação ao indicador e a distância entre eles, o que transmite a dimensão das desigualdades.

O Equiplot Creator Tool surge como o primeiro software gratuito a possibilitar a geração de equiplots sem exigir conhecimentos de programação. Até então, para fazer os gráficos do gênero, era preciso ter conhecimento avançado de softwares de cálculos estatísticos, como Excel e Stata. O novo software tem potencial para ser usado por estudantes, pesquisadores, universidades, equipes de serviços, secretarias e ministérios de saúde.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos Coren-RS (com informações da UFPEL)
Texto: Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181