19/12/2019 - Coren-RS se manifesta contrário às demissões de profissionais do IMESF



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) se manifesta contrário às demissões dos 1,8 mil profissionais do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (IMESF) de Porto Alegre. A Prefeitura iniciou nesta quarta-feira (18/12) a entrega dos avisos prévios a parte das(os) servidoras(os). Em apoio às(aos) trabalhadoras(es) de Enfermagem e à sociedade, o Conselho teme a consequência dessa medida: o risco de desassistência em saúde da população.

O Coren-RS atua em defesa da Enfermagem e da sociedade, e está acompanhando atentamente e participando das discussões que envolvem as(os) profissionais do IMESF. O Conselho considera cruel a demissão às vésperas do Natal, levando em conta que a Prefeitura sinalizou que prorrogaria a extinção do instituto para mais seis meses. Além do mais, em nenhum momento a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) apontava a necessidade de demissão imediata das(os) trabalhadoras(es).

O IMESF gerencia a atenção básica de 77 postos de Porto Alegre, unidades que deverão ser coordenadas por serviços terceirizados sem expertise na atenção primária, colocando a saúde como uma fonte de lucro e enfraquecendo o trabalho realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Conselho é favorável à contratação por concurso público para que as(os) servidoras(es) assumam vínculo estatutário, com todos os seus direitos garantidos, fortalecendo o SUS e o atendimento à população. 

Gestão Democracia, Ética e Transparência