23/12/2019 - Coren-RS reafirma que é contra o ensino semipresencial na formação da Enfermagem



A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) está realizando uma reestruturação pedagógica, remodelando cursos que eram 100% presencial para a modalidade semipresencial ou Ensino à Distância (EaD), de forma a reduzir custos. O curso de Enfermagem será atingido por essa mudança e parte do seu ensino se dará à distância, extrapolando o percentual previsto nas Diretrizes Curriculares da Enfermagem. O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) vem a público reafirmar que repudia a formação da Enfermagem na modalidade EaD.

No entendimento do Coren-RS, a formação EaD de profissionais de Enfermagem não é adequada e representa um sério risco à sociedade. É imprescindível uma formação humanizada, pautada no contato com a(o) paciente, bem como na importância das atividades práticas durante a carga horária dos cursos. Essa modalidade de formação prejudica a aprendizagem e reflete na qualidade do atendimento, oferecendo riscos à assistência. O Conselho tem grande preocupação com a reestruturação das instituições de ensino e avalia que a medida pode gerar um problema de saúde pública.

Além de não priorizar o ensino adequado às(aos) futuras(os) profissionais e desqualificar a Enfermagem, a medida também acarreta em perda de postos de trabalho. Um grande número de professoras(es) da universidade já foi desligado desde o início da reestruturação pedagógica. O Coren-RS segue na defesa de uma formação de qualidade para que tenhamos uma Enfermagem mais forte, respeitada e consciente de seu papel social. Continuaremos lutando pela valorização da profissão de Enfermagem!

Gestão Democracia, Ética e Transparência