28/01/2020 - Coren-RS participa de Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde



Foi realizada nesta sexta-feira, 23 de janeiro, a 325ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) esteve presente, representado pela enfermeira Maria Rejane Seibel, que compõe a Câmara Técnica de Saúde da Mulher. A atividade ocorreu na sede do Conselho Estadual de Saúde (CES-RS), em Porto Alegre.

No encontro, Maria Rejane defendeu a revogação da Nota Técnica 38, emitida pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2019, que suspendeu a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) por enfermeiras(os) e obstetrizes. “É uma atitude triste, que vai contra os direitos reprodutivos das mulheres”, enfatizou. No dia 22 de janeiro este ano, a Defensoria Pública de São Paulo recomendou ao Ministério da Saúde que revertesse a decisão.

Diversas outras pautas foram abordadas na reunião, como o alto índice da violência contra as mulheres e os agravos que a violência provoca na saúde. Também foram debatidas as demandas das Comissões Intersetoriais, das Câmaras Técnicas, dos Grupos de Trabalho, da Coordenação de Plenárias dos Conselhos de Saúde, além de encaminhamentos do pleno.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos Coren-RS
Texto: acadêmica de Jornalismo Maria Eduarda Assis
Supervisão: Jornalista Ronan Dannenberg DRT/RS 13.181