28/01/2020 - Vigilância em Saúde emite alerta sobre novo coronavírus



A Secretaria de Vigilância em Saúde do Governo Federal, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde do Município de Porto Alegre emitiram alerta epidemiológico pedindo atenção aos critérios de suspeição referentes ao novo coronavírus (2019-nCoV). O agente, iniciado na cidade de Wuhan, na China, foi a causa de 106 pessoas no país asiático. Mais de 4,5 mil pessoas estão com suspeitas de infecção.

Segundo os documentos, são considerados casos suspeitos os referentes aos indivíduos que apresentar febre e sintomas respiratórios (por exemplo, tosse e dificuldade para respirar), além de possuir histórico de viagem à área de transmissão local da doença nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas ou tenha tido contato próximo com caso suspeito ou confirmado em laboratório. As áreas de transmissão serão atualizadas no link www.saude.gov.br/listacorona.

Os comunicados de cada órgão podem ser conferidos nos links abaixo:

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS (com informações do Ministério da Saúde, do Cevs e da  Prefeitura de Porto Alegre)
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181