21/02/2020 - Presidente do Coren-RS participa de Aula Inaugural da Enfermagem da UPF



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelo presidente Daniel Menezes de Souza, participou na manhã desta quinta-feira, 20 de fevereiro, da Aula Inaugural do curso de Enfermagem na Universidade Federal de Passo Fundo (UPF). Estavam alunas(os) de todos os semestres. Ocorreram diversaa falas e atividades, como a recepção da lamparina, símbolo da Enfermagem. 

Durante a aula, realizada no campus II da universidade, Daniel abordou o tema "Valorização do Enfermeiro à Luz do Nursing Now". O dirigente destacou que um dos pilares da Enfermagem é o comprometimento com a vida e com a saúde.

Após a aula, o presidente fez uma visita cortesia à reitora da UPF, a enfermeira Bernadete Dalmolin. Na sequência, participou do programa Café Expresso, da Rádio UPF e da UPF TV. Daniel ressaltou a importância do ensino de qualidade, que é uma das luta do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e do Coren-RS, e contestou as modalidades de Ensino à Distância (EaD) na área da saúde. “A Enfermagem tem a necessidade da formação presencial, pois lida com vidas. O centro da profissão é o cuidado e isso o EaD não passa. O cuidado precisa ser exercitado, com empatia, com o toque e com o sentimento. Não conseguimos aprender isso em aulas por vídeo”, ressaltou.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Texto: acadêmica de Jornalismo Nicoly Reis
Supervisão: jornalista Ronan Dannenberg (DRT/RS 13.181)