27/02/2020 - Coren-RS em defesa da residência multiprofissional



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) vem a público manifestar seu apoio ao reajuste das bolsas de residência multiprofissional em saúde. A medida beneficia a saúde brasileira, tanto de jovens profissionais quanto da população que é atendida. Atualmente, o valor da bolsa, que é de R$ 3.330,43 para uma jornada de 60 horas semanais, é insuficiente visto a drástica situação econômica do país e a inflação, o que compromete a qualidade de vida de diversos jovens profissionais e de suas famílias.

Cabe ressaltar que a situação é ainda pior em função da Portaria do Ministério da Economia nº 914/2020, que prevê aumento no recolhimento previdenciário sobre as bolsas dos residentes, passando de 11% para 14%, reduzindo ainda mais o valor real do repasse aos jovens profissionais.

O Coren-RS reforça que não se faz saúde sem educação e formação de qualidade. Por isso, a entidade apoia a correção dos valores das bolsas residenciais como estímulo a mais jovens se integrarem nos programas. Os residentes de Enfermagem são merecedores de reconhecimento, assim como todos os demais profissionais de saúde. O reajuste no valor das bolsas é uma forma de valorizar o esforço e o desempenho desses jovens que são o futuro da saúde em nosso país.

Gestão Democracia, Ética e Transparência