04/05/2020 - Nota oficial: Coren-RS repudia agressões contra profissionais de Enfermagem em Brasília



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) vem a público manifestar seu repúdio contra as agressões sofridas por profissionais de Enfermagem durante manifestação silenciosa realizada no dia 1º de maio na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Sessenta profissionais estiveram reunidos para realizar um protesto em memória aos 55 colegas que perderam a vida na linha de frente do combate ao novo Coronavírus (Covid19). No entanto, foram atacados por, pelo menos, três pessoas.

A manifestação foi completamente pacífica e silenciosa. Isso até um senhor e uma senhora partirem para gritos e agressões físicas contra as(os) profissionais que estavam no protesto. Conforme o Coren do Distrito Federal (Coren-DF), ambos eram contra o isolamento social e consideram a pandemia de Covid19 uma invenção da mídia. Uma das enfermeiras, que protestava silenciosamente e não reagiu às agressões, foi tomada pelos braços de forma violenta por um dos agressores.

Uma terceira pessoa ainda fez um vídeo do protesto, alegando tudo se tratava de fake news, que inclusive moradores de rua foram convencidos a usar jalecos brancos da Enfermagem para se passar por médicos. O vídeo foi apagado posteriormente, após atingir 20 mil visualizações.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Coren-DF já reuniram provas, identificaram os agressores e vão processar cada um deles. O Coren-RS, juntamente como todo o Sistema Coen/Conselhos Regionais, lamenta a violência contra as(os) profissionais não só no ato em Brasília, como no dia a dia, nos ambientes de trabalho de todo o Brasil e nas redes sociais. A Enfermagem está trabalhando arduamente para salvar vidas, fazendo um esforço mais que redobrado no período de pandemia em hospitais e demais serviços de saúde do Brasil. Onde há vida, há Enfermagem.

Gestão Democracia, Ética e Transparência