06/05/2020 - Nota oficial: privatização de hospitais federais desmonte do SUS



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) se posiciona contrário ao desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS) que está sendo promovido pelo Governo Federal, em especial e mais recentemente no que se refere à venda de hospitais federais. No Rio Grande do Sul, estão na mira de serem privatizados o Grupo Hospitalar Conceição e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

O Ministério da Economia publicou documento intitulado “Reconstrução do Estado”, em que os dois hospitais aparecem, sendo o GHC em processo de privatização e o HCPA passíveis de privatização.

O Coren-RS reforça que os dois serviços de saúde estão entre os maiores do Sul do Brasil, referência em número de leitos, em realização de cirurgias gerais, atendimentos nas mais variadas áreas, e sempre foram uma força do SUS e, ainda mais agora, no combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid19). A tão falada retomada econômica, prometida pelo atual governo, não pode passar por um desmonte do SUS, prejudicando profissionais de saúde e, em especial, a população brasileira, com a exploração de um serviço essencial pela iniciativa privada.    

Gestão Democracia, Ética e Transparência