11/05/2020 - Cofen define competências no cuidado a pacientes em ventilação mecânica



O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) publicou na última quarta-feira (6/5) a Resolução 639/2020 (CLIQUE AQUI para acessar), que define as competências da(o) enfermeira(o) no cuidado a pacientes em ventilação mecânica no ambiente extra e intra-hospitalar.

No âmbito da equipe de Enfermagem, a(o) enfermeira(o) é responsável pela montagem, testagem e instalação de aparelhos de ventilação mecânica invasiva e não-invasiva em pacientes adultos, pediátricos e neonatos. Já no processo de Enfermagem, é competência da(o) profissional a monitorização, a checagem de alarmes, o ajuste inicial e o manejo dos parâmetros da ventilação mecânica tanto na estratégia invasiva quanto não-invasiva.

“Principalmente no momento de pandemia que vivemos, profissionais precisam estar respaldados e saberem sobre suas competências, já que possuem participação fundamental em todo o processo de tratamento dos pacientes”, afirma o presidente do Cofen, Manoel Neri.

A deliberação também define a coleta de sangue arterial para fins de monitorização gasométrica e respiratória no âmbito da equipe de Enfermagem como procedimento privativo da(o) enfermeira(o).

A Resolução entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.

Fonte: Cofen