20/05/2020 - Carta Aberta à Sociedade: É hora de cuidar do essencial



Carta Aberta à Sociedade

É hora de cuidar do essencial

Com união e solidariedade, juntos, vamos vencer o novo coronavírus e sair mais fortes dessa luta!

São tempos difíceis. Os dias têm sido duros e longos para profissionais de Enfermagem. Com a pandemia da Covid19, o mundo foi tomado por um misto de medo, perplexidade, insegurança.

Para trabalhadoras(es) da Enfermagem, a angústia é ainda maior. O desafio diário de cuidar das pessoas se amplia, diante do risco de contágio, ao mesmo tempo em que se tem a certeza de realizar um trabalho essencial, capaz de salvar milhares de vidas.

A pandemia demonstrou, de forma dolorosa e avassaladora, a importância das(os) profissionais de Enfermagem que, enfrentando os próprios medos, seguem garantindo o atendimento a população e evitando o colapso das unidades de saúde. Enfermeiras(os), técnicas(os) e auxiliares são aplaudidos mundialmente, junto a demais profissionais da linha de frente contra o novo Coronavírus.

Cuidar cansa. Sabemos que as(os) profissionais de Enfermagem estão esgotados. Além de enfrentar o trabalho exaustivo, muitas(os) estão afastados de suas casas ou de seus entes queridos, para poupá-los do risco de contágio.

Entre a dor de ver pacientes partindo, e a esperança ao assistir a alta dos recuperados, precisam ainda conviver com a saudade e a incerteza. Merecem, portanto, cada aplauso, cada homenagem, cada gesto de agradecimento.

A pandemia coloca em evidência uma(um) profissional presente em todos os municípios brasileiros, que há muito tempo cumpre suas funções com dedicação e competência: a(o) trabalhadora(or) da Enfermagem.

No Brasil, são mais de 2,3 milhões de profissionais, com papel essencial no Sistema Único de Saúde (SUS). Muitas vezes invisíveis aos olhos das políticas públicas, essas(es) trabalhadoras(es) acompanham a população em todas as etapas da vida e estão presentes 24 horas ao lado de pacientes acamados, amenizando suas dores físicas e oferecendo apoio emocional.

Neste momento, em especial, profissionais de Enfermagem são vistos como heróis, ao enfrentar a Covid19 em um país debilitado, com um Sistema de Saúde que já vinha sendo subfinanciado.

A valorização da Enfermagem passa necessariamente pelo fortalecimento do SUS. A pandemia demonstra, de maneira alarmante, para os ideólogos do individualismo sem limites, que a saúde não pode ser tratada sem a dimensão de coletividade.

Defendemos, com força redobrada, a revogação da Emenda Constitucional 95, que congelou por 20 anos o financiamento do SUS.

Não é exagero dizer que profissionais de Enfermagem são mais atuantes e mais expostos ao contágio. O número de casos da doença e de óbitos não deixa dúvidas. Mesmo diante da falta de transparência nos dados de adoecimento de colegas da categoria por Covid19 – já são mais de 15 mil casos e 137 mortes – trabalhadoras(es) da Enfermagem emergem como protagonistas em um cenário precário e preocupante. É impossível desviar os olhos das condições de trabalho e de vida enfrentadas pela categoria.

O Cofen vem atuando amplamente na esfera técnica, política e judicial, para garantir condições mínimas de segurança e trabalho para a Enfermagem. Monitoramos, desde o início da crise, a situação de profissionais: recebemos mais de 6.200 denúncias, com fiscalização e levantamento da situação em 8.674 instituições de saúde.

Acionamos o Ministério Público, a justiça, a imprensa. Mas a vida não pode esperar. Ao mesmo tempo em que vamos à Justiça, com ações para redimensionar as equipes, afastar profissionais de grupo de risco das funções que exigem contato direto com pacientes de Coronavírus, para garantir a testagem e o fornecimento adequado de equipamentos de proteção individual (EPIs), realizamos também ações imediatas. Uma delas, a aquisição emergencial de máscaras N-95/PFF2, distribuídas a profissionais pelos Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren) nas regiões em que a situação é mais crítica.

Publicamos protocolos e orientações atualizadas, de acordo com as recomendações técnicas e o avanço de conhecimento sobre a nova doença. Oferecemos treinamento para 300 mil profissionais de Enfermagem. Atendemos as demandas da imprensa, contribuindo para dar visibilidade à real situação e combater as fake news que, além de dificultar o combate à pandemia, motivaram lamentáveis ataques a profissionais de Enfermagem.

Nesta luta, nos orientamos por evidências científicas. Somamos forças com profissionais de saúde, governos, empresas e sociedade civil, a fim de intensificar o combate à pandemia e encontrar soluções para o coletivo.

É evidente que a qualidade da assistência está vinculada a valorização profissional. O trabalhador da Enfermagem está no coração do sistema. Não se faz saúde no Brasil, nem em lugar algum do mundo, sem recursos humanos. É urgente a aprovação do pagamento de insalubridade para profissionais de Enfermagem e a pensão para familiares dos que faleceram em serviço.

A hora é agora. É o momento de o Congresso Nacional discutir, enfim, o Piso Salarial Nacional, e desengavetar o projeto de lei que trata da jornada de 30h, proposta e aprovada em todas as comissões – mas que alcançou a maioridade sem votação.

Chega de inércia com bandeiras históricas da Saúde e da Enfermagem, que, juntas, somam mais da metade dos recursos humanos em saúde no Brasil e representam 60% da força de trabalho do SUS.

É hora de união e solidariedade. Juntos, vamos vencer a guerra contra o novo Coronavírus. Sigamos unidos para emergir mais fortes, com um SUS fortalecido como política de Estado, quando a tempestade cessar.

É hora de cuidar de quem cuida. É o momento de enxergar e valorizar, mais do que nunca, o essencial.

CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM – COFEN
CONSELHOS REGIONAIS DE ENFERMAGEM

Confira especial publicado no jornal A Folha de São Paulo CLICANDO AQUI.