05/06/2020 - Coronavírus: campanha combate fake news em tempos de pandemia



O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) uniram-se e juntaram forças para o lançamento da campanha de conscientização com o intuito de incentivar as pessoas a irem atrás de informações com responsabilidade durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid19).

Com as plataformas digitais em alta, as informações são passadas rapidamente para todas as partes do mundo. Mas com a onda de “fake news”, os conteúdos não investigados podem colocar toda a população em risco. É muito importante ser cauteloso na hora de repassar informações que não se sabe da veracidade.

Diante disso, o cuidado e a solidariedade com os outros passa a ser necessário, não apenas para cumprir as normas sanitárias recomendadas pelas autoridades de cada país. A consciência e a garantia de acesso à informação representam, para a PNUD e a UNESCO, uma forma de proteger e promover um fluxo cuidadoso de conteúdos no mundo digital.

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) apoia a campanha e reforça a necessidade da categoria e da sociedade em geral buscar informações em canais oficiais e evitar a disseminação de fake news.

Assista ao vídeo da campanha CLICANDO AQUI.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS (com informações do PNUD)

Texto: acadêmica de Jornalismo Maria Eduarda Assis

Supervisão: jornalista Ronan Dannenberg (DRT/RS 13.181)