01/07/2020 - Universidades abrirão em agosto seleção para mestrados Cofen/Capes

Segundo edital da parceria Cofen/Capes contemplou 25 programas, em todas as regiões do Brasil

As universidades contempladas na segunda etapa do Programa de Financiamento de Mestrado Profissional da parceria entre o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) abrirão, em agosto, seus editais para a seleção de enfermeiras(os). São 25 programas de mestrado profissional oferecidos por 20 universidades de todas as regiões do Brasil. No Rio Grande do Sul, serão 19 vagas e, novamente, ministrarão o curso a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e a Universidade Franciscana (UFN).

O maior programa de apoio ao mestrado profissional do Brasil visa a formação de 500 profissionais em cinco anos. O valor repassado aos programas selecionados pela Capes financia a abertura de vagas, viabilizando a formação gratuita para profissionais. As(Os) 144 mestres egressos das primeiras turmas já estão implementando e publicando resultados de seus trabalhos, com impacto em sua atuação profissional.

“O desenvolvimento de pesquisas que apresentam como resultado inovação nos processos assistenciais, como, por exemplo, protocolos baseados nas melhores evidências, instrumentos de avaliação validados, definição de processos de trabalho sistematizados, entre outros, têm contribuído significativamente na melhoria da assistência de Enfermagem”, avaliam as professoras Letícia Pontes e Mitzy Reichembach, coordenadora de um dos programas selecionados, em editorial publicado na Revista Brasileira de Enfermagem.

Voltado para enfermeiras(os) com vínculo empregatício na rede de Saúde municipal, estadual e federal, e nas instituições privadas e filantrópicas que prestem serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), o programa tem foco na Sistematização da Assistência de Enfermagem, na Implementação do Processo de Enfermagem, além da Gestão em Enfermagem, nova área contemplada no edital 2. 

Fonte: Cofen