14/07/2020 - Coronavírus: Coren-RS defende ampla testagem de profissionais de saúde



Em participação no programa Contraponto, da Rádio Guaíba, no dia 9 de julho, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Daniel Menezes de Souza, defendeu a ampla testagem de profissionais de saúde referente ao novo Coronavírus (Covid19).

"O Conselho luta para que profissionais tenham a testagem garantida nesse momento difícil, não apenas em quem está na linha de frente", destacou o dirigente. Conforme Daniel, de 70 a 75% das pessoas que contraíram o vírus são assintomáticas e não demonstram nenhum tipo de sintomas da Covid19, fazendo, assim, o vírus ser transmitido.

Vitória do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) em ação civil pública contra a União garantiu a profissionais de saúde, em especial de Enfermagem, o direito de realização de testes para Covid19, mesmo que não apresentem sintomas clínicos.O Ministério da Saúde já apresentou um plano de testagem, colocando a Enfermagem no mais alto grupo prioritário. "Agora resta isso se efetivar. Proteger a Enfermagem é proteger a saúde do Brasil. Ter compromisso com quem nos protege é primordial não só em tempos de pandemia", reforçou o presidente Daniel.

Para ter acesso ao programa Contraponto,  CLIQUE AQUI. 

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Texto: acadêmica de Jornalismo Maria Eduarda Assis
Supervisão: jornalista Ronan Dannenberg (DRT/RS 13.181)