05/08/2020 - UFN oferta seis vagas para Mestrado Profissional do acordo Capes/Cofen



A Universidade Franciscana (UFN), de Santa Maria, está disponibilizando seis vagas no Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, via acordo entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O convênio possibilita que as(os) candidatas(os) selecionadas(os) neste processo seletivo tenham isenção de encargos educacionais, conforme definido pelo Edital 28/2019 do acordo Capes/Cofen. As inscrições vão até 14 de agosto. O curso tem duração de 24 meses e as aulas estão previstas para começar no dia 20 de agosto. O edital da UFN pode ser conferido CLICANDO AQUI.

A seletiva é destinada à licenciadas(os) ou bacharéis em Enfermagem, ativos no Conselho Regional de Enfermagem de sua jurisdição, com vínculo empregatício na rede de saúde municipal, estadual e federal, e nas instituições privadas e filantrópicas que prestem serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS). No Rio Grande do Sul, serão 19 vagas ao todo. Ainda ministrarão o curso a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

O acordo Capes/Cofen é o maior programa de apoio ao mestrado profissional do Brasil e visa a formação de 500 profissionais em cinco anos. O valor repassado aos programas selecionados pela Capes financia a abertura de vagas, viabilizando a formação gratuita para profissionais. No Rio Grande do Sul, o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RS) já lançou uma revista apresentando o resultado do trabalho de cada aluno formado na primeira turma. A publicação pode ser acessada CLICANDO AQUI.

O acordo Capes/Cofen busca:

- Qualificar enfermeiras(os), na modalidade Mestrado Profissional, com capacidade analítica, crítica e transformadora de sua prática, com vistas ao fortalecimento do SUS

- Produzir conhecimento e proposições inovadoras para a Enfermagem, pautados em conhecimentos técnico-científicos, tendo como foco a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE)

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS (com informações da UFN e do Cofen)
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181