06/08/2020 - Coronavírus: Fiocruz analisa condições de trabalho na linha de frente da Covid19



A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou nesta quarta-feira, 22, a pesquisa nacional “Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da Covid19 no Brasil”. O objetivo do estudo é conhecer as condições de vida e trabalho de médicas(os), enfermeiras(os), técnicas(os) e auxiliares de Enfermagem e fisioterapeutas que atuam diretamente na assistência e no combate à pandemia do novo Coronavírus. De acordo com o Boletim Epidemiológico Especial nº 22 do Ministério da Saúde, até o dia 11 de julho, foram registrados 180 mil casos de Covid19 em profissionais de saúde de todo o país, com 163 óbitos. A pesquisa tem parceria dos Conselhos Federal de Enfermagem (Cofen) e Conselho Federal de Medicina (CFM), e pode ser acessada CLICANDO AQUI.

O estudo liderado pela Fiocruz conhecerá a realidade das condições de trabalho de profissionais na linha de frente da Covid19, buscando compreender o ambiente e a jornada de atividade, o vínculo com a instituição, a vida da(o) profissional na pré-pandemia e as consequências do atual processo de trabalho, envolvendo aspectos físicos, emocionais e psíquicos desse contingente profissional.

“A pandemia exacerbou situações como a sobrecarga de trabalho e a vulnerabilidade de profissionais que estão na linha de frente do combate à Covid19, enfrentando falta de insumos básicos e equipamentos de proteção individuais (EPIs). Os Conselhos Regionais de Enfermagem receberam 8.680 denúncias e já apuraram 7.737, confirmando a situação crítica. É importante conhecer e documentar a situação na linha de frente, para subsidiar mudanças”, afirma o presidente do Cofen, Manoel Neri.

“Mesmo diante de um cenário de pandemia, observamos denúncias e relatos de profissionais que estão em situação de precarização do vínculo de trabalho, salários atrasados, insegurança e sobrecarga de trabalho que geram stress, adoecimento e desgastes físicos e psíquicos. Conhecer a realidade dessa(e) profissional contribuirá para o direcionamento de ações, estratégias e políticas públicas que promovam a melhoria das condições de trabalho das categorias atuantes no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. A participação de profissionais é muito importante para delinearmos o cenário atual”, afirma a pesquisadora da Fiocruz Maria Helena Machado, coordenadora do estudo.

As profissões mais registradas dentre os casos confirmados de Síndrome Gripal por Covid19 foram técnicas(os) e auxiliares de Enfermagem (62.633), seguidos de enfermeiras(os) (26.555) e médicas(os) (19.858). No universo da pesquisa, a distribuição dos óbitos se deu da seguinte forma: técnicas(os) e auxiliares de Enfermagem (64), médicas(os) (29) e enfermeiras(os) (16). Foram contabilizadas cinco mortes em fisioterapeutas.

O questionário será respondido online e leva de 10 a 15 minutos para ser totalmente preenchido. A identidade do participante será preservada.

Contexto da Pesquisa

O Brasil conta hoje com um robusto sistema de saúde. O SUS, com mais de 200 mil estabelecimentos de saúde (ambulatorial ou hospitalar), possui cerca de 430 mil leitos e emprega diretamente mais de 3 milhões e 500 mil profissionais da saúde, sendo 2 milhões de médicas(os) e profissionais que compõem a equipe de Enfermagem. Na linha de frente do combate à Covid19, o universo da pesquisa abarca os médicas(os), a equipe de Enfermagem e fisioterapeutas que estão no atendimento da atenção primária em saúde e na rede hospitalar de referência em Covid19 em todo o país.

Na Fiocruz, a pesquisa é conduzida pelo Centro de Estudos Estratégicos (CEE) e a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), com parceria do Instituto Aggeu Magalhães (IAM) e do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT).

Além das entidades profissionais (Cofen e CFM), outras instituições também são coparticipantes do estudo: Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (SinMed-RJ), Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (ICS/UFPA), Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Minas Gerais (Nescon/UFMG), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (Feluma), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/CE) e Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp). Conta ainda com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems), da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir) e da Associação Brasileira de Medicina de Urgência (Abramurgem).

A pesquisa Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da Covid19 no Brasil tem financiamento do Edital Inova Covid19, promovido pelas Vice-Presidências de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS), Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) e Gestão e Desenvolvimento Institucional (VPGDI) da Fundação Oswaldo Cruz. O objetivo é apoiar propostas de geração do conhecimento nas áreas definidas pela Fiocruz como prioritárias para a pandemia da Covid19, visando acúmulo de conhecimento necessários ao entendimento da doença em seus diversos aspectos.

Link da pesquisa: www.bit.ly/PesquisaFiocruz

Fonte: Fiocruz e Cofen