06/08/2020 - Pesquisa Nacional evidenciará práticas de Enfermagem na Atenção Primária



Atualizada em 06/08/2020

Com o objetivo de compreender as práticas de Enfermagem contextualizando cenários de atuação e perfis de enfermeiras e enfermeiros do Brasil, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Universidade de Brasília (UnB) realizam a pesquisa nacional “Práticas de Enfermagem no Contexto da Atenção Primária à Saúde (APS)”. Somente profissionais da APS ou Estratégia Saúde da Família (ESF) estão convidados a participar. O acesso ao questionário pode ser feito CLICANDO AQUI.

De acordo com o Comitê Científico e Gestor da pesquisa, os resultados da investigação contribuirão para produzir conhecimento científico, regular a profissão da Enfermagem e subsidiar gestores na elaboração e implementação de políticas públicas. A iniciativa é feita em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade (Abefaco) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS). 

No Brasil, enfermeiras(os) da APS são responsáveis pelo cuidado individual, familiar e comunitário, colaborando para bons resultados do sistema de saúde, embora enfrentem diversos desafios. Nesse sentido, conhecer práticas clínicas especializadas e informadas em evidências científicas é uma estratégia para mudanças diante do quadro de dificuldades enfrentadas por estes profissionais. Para tanto, além do questionário online, serão realizadas entrevistas com enfermeiros de todo o país.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos Coren-RS (com informações do Cofen, da UnB e da UFRGS)
Texto: Ronan Dannenberg
DRT/RS: 13.181