10/08/2020 - Coronavírus: Coren-RS amplia em 50% fiscalização durante a pandemia



O novo Coronavírus (Covid19) fez com o que o Departamento de Fiscalização (Defisc) do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) ampliasse seu trabalho de orientação e inspeção em instituições de saúde. Somente no período da pandemia, a partir de 24 de março até o final de julho, a autarquia contabilizou 642 inspeções, um aumento de 50% na comparação com o número de abordagens em um mesmo período de tempo em anos anteriores.

Conforme a coordenadora do Defisc, Cláudia Mastrascusa, a Covid19 está impactando diariamente o trabalho da Enfermagem. “Isso necessita de um olhar atento da fiscalização, sem descuidar de outros fatores que já eram do cotidiano da profissão. Ou seja, estamos tentando minimizar os efeitos no dia a dia da categoria, mas sem esquecer os demais aspectos já inspecionados pelas nossas equipes” destaca.

Além das inspeções, o Coren-RS contabiliza 4.584 orientações por e-mail e 1.759 por telefone. O Conselho ainda fez 150 encaminhamentos a outros órgãos públicos, como Ministério Público, Ministério Público do Trabalho e secretarias municipais ou estadual de Saúde, sem contar duas ações civis públicas ajuizadas contra o Hospital São Camilo, de Esteio, e à Prefeitura de Sapucaia do Sul.

“São números que estão relacionados às demandas que são passadas por colegas. Por isso, é muito importante que denúncias sejam registradas oficialmente pela Ouvidoria, para que, assim, possamos dar o devido encaminhamento”, reforça o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza. Além das denúncias via Ouvidoria, o Coren-RS está cobrando das autoridades e dos gestores dos serviços de saúde a disponibilização de EPIs, o afastamento e remanejo de profissionais enquadrados no grupo de risco.

Canais da Ouvidoria do Coren-RS:
Formulário online: CLIQUE AQUI
E-mail: ouvidoria@portalcoren-rs.gov.br
Telefone: (51) 3378-5500 (opção 7)

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Texto: acadêmica de Jornalismo Maria Eduarda de Assis
Supervisão: jornalista Ronan Dannenberg (DRT/RS 13.181)