17/08/2020 - Estudantes bolsistas do Mestrado em Saúde Materno Infantil apresentam pesquisas em live do Coren-RS



Oito estudantes bolsistas do Mestrado Profissional via acordo entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) participaram de uma live promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) no dia 11 de agosto, no Facebook. As(Os) alunas(os) são da Universidade Franciscana (UFN) e se especializaram em Saúde Materno Infantil. Na transmissão, apresentaram os projetos finais de curso desenvolvidos. O vídeo pode ser conferido CLICANDO AQUI.

Além das(os) oito mestrandas(os), o bate-papo contou com a participação do presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, do conselheiro federal do Cofen, Antônio Marcos Gomes, e da coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da UFN, a professora Dirce Stein Backes. 

Segundo Gomes, o acordo Capes/Cofen foi criado pensando em suprir uma lacuna que existe no Brasil, que é a falta de mestrados voltados para profissionais da Enfermagem. “Nós precisamos qualificar mais essa mão de obra da Enfermagem Brasileira, para que ela produza com mais qualidade, pois há instrumentos que podem melhorar e criar novidades na assistência que é prestada à população”, ressaltou Antônio, afirmando que a pretensão é que, até o terceiro edital de bolsas, sejam capacitadas(os) e formadas(os) cerca de 500 mestres no país, visando uma melhor assistência à população brasileira.

A professora Dirce afirmou que essa etapa está sendo encerrada com sentimento de gratidão e dever cumprido. “O Mestrado se tornou fator de mudança, especialmente para uma região de interior como Santa Maria. Ser contemplado por este edital, já é motivo de gratidão e orgulho, tanto de forma pessoal e profissional, quanto institucional. A gente sabe das dificuldades de estar numa região de interior onde o acesso muitas vezes é mais complexo, e você conseguir fazer essa mudança é de um valor imenso”, ressaltou a docente.

Na live, o Coren-RS deixou explícito o contentamento diante do desenvolvimento do primeiro edital de bolsas Capes/Cofen. O presidente Daniel destacou que, em relação ao convênio, o grupo prioriza como uma atividade de suma importância e inédita no sistema dos conselhos profissionais de Enfermagem, com foco na Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), em conjunto com a modernização e o momento atual em que se vive, fazendo com que o conselho de fiscalização seja proativo para que avança e diminua as situações de irregularidades dos profissionais.

Revista - O Coren-RS lançou, recentemente, uma revista que compila o resultado Mestrado Profissional na UFN, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A publicação está sendo distribuída em todo o Estado e, também, pode ser conferida CLICANDO AQUI.

Confira a lista de projetos:

Aluna: Aline Medianeira Gomes Correa
Produto: Instrumento de Histórico de Enfermagem, em formato de formulário, para a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica de um Hospital Escola público de grande porte. 

Aluna: Ana Carolina Feldns Lederhans 
Produto: Implementar a SAE em uma Unidade Estratégia Saúde da Família (ESF), com foco em diagnósticos e intervenções de Enfermagem para crianças da primeira infância, tendo como base a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®).

Aluna: Caroline Pacheco Araújo
Produto: Protocolo de participação do acompanhante no contexto do nascimento, com a colaboração da equipe multiprofissional atuante no Centro Obstétrico do HUSM. Fluxograma de mobilidade do acompanhante no contexto do nascimento das parturientes internadas no HUSM. Criação de um grupo de estudos formado pela equipe multiprofissional atuante no CO.

Aluno: Daniel Soares Tavares
Produto: Modelo de histórico de enfermagem validado por especialistas do Brasil.

Aluna: Fabiele Rodrigues Maurer 
Produto: Instrumento com as etapas do Processo de Enfermagem em uma Maternidade de Risco Habitual.

Aluno: Luciana Denize Molino da Rocha
Produto: Blog da Saúde com os Principais diagnósticos de enfermagem no Pré-natal de Risco habitual na ESF tendo como base CIPE.

Aluna: Viviane Queiroz Flain,
Produto: Plano terapêutico de cuidado validado por especialistas na área, aplicado no serviço e avaliado.

Aluna: Aline Dalcin Segabizani
Produto: Instrumento de diagnósticos e intervenções de enfermagem a partir da CIPE® para as consultas de enfermagem no acompanhamento neonatal.

Fonte: Universidade Franciscana