28/08/2020 - Coronavírus: pesquisa da Fiocruz será tema de live conjunta nesta segunda, dia 31



A pesquisa "Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da Covid19" será tema de uma live conjunta envolvendo representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e dos Conselhos Regionais de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), de Santa Catarina (Coren-SC) e do Paraná (Coren-PR). A transmissão será realizada na página do Coren-RS no Facebook (www.fb.com/coren.rs) na segunda-feira, dia 31 de agosto, a partir das 17h. A atividade terá, ainda, a participação do conselheiro federal Antônio Marcos Freire Gomes e da pesquisadora e socióloga Maria Helena Machado, que coordena o estudo junto a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A pesquisa, que tem a parceria do Cofen e do Conselho Federal de Medicina (CFM), busca conhecer a realidade das condições de trabalho de profissionais na linha de frente da Covid19, buscando compreender o ambiente e a jornada de atividade, o vínculo com a instituição, a vida da(o) profissional na pré-pandemia e as consequências do atual processo de trabalho, envolvendo aspectos físicos, emocionais e psíquicos desse contingente profissional. “A pandemia exacerbou situações como a sobrecarga de trabalho e a vulnerabilidade de profissionais que estão na linha de frente do combate à Covid19, enfrentando falta de insumos básicos e equipamentos de proteção individuais (EPIs). É importante conhecer e documentar a situação na linha de frente, para subsidiar mudanças”, afirma o presidente do Cofen, Manoel Neri.

“Mesmo diante de um cenário de pandemia, observamos denúncias e relatos de profissionais que estão em situação de precarização do vínculo de trabalho, salários atrasados, insegurança e sobrecarga de trabalho que geram stress, adoecimento e desgastes físicos e psíquicos. Conhecer a realidade dessa(e) profissional contribuirá para o direcionamento de ações, estratégias e políticas públicas que promovam a melhoria das condições de trabalho das categorias atuantes no enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus”, reforça Maria Helena.

O questionário será respondido online e leva de 10 a 15 minutos para ser totalmente preenchido. A identidade do participante será preservada. CLIQUE AQUI para responder!

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS (com informações do Cofen)
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181