01/09/2020 - Setembro Amarelo: Coren-RS promove valorização da vida



No intuito de promover a valorização da vida, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) estará engajado no Setembro Amarelo. A medida é alusiva ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, no dia 10 deste mês. Com cards nas redes sociais, a autarquia estampará dados de órgãos oficiais no objetivo de prevenir e reduzir os índices de pessoas que tiram a própria vida. Além disso, uma live abordará o tema no dia 3 de setembro, às 17h, na página do Conselho no Facebook (www.fb.com/coren.rs).

Além destas ações, o Coren-RS mantém o Grupo de Trabalho da Saúde Mental, que trata do assunto permanentemente. “O Brasil, e em especial o Rio Grande do Sul, tem números muito elevados de suicídio. Frente a isso, existem várias inciativas, muitas delas voluntárias, no objetivo de frear essa mortalidade. Dentro desse cenário que o Coren-RS procura discutir o tema, envolvendo, claro a Enfermagem”, salienta o presidente Daniel Menezes de Souza.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é oitavo país em número de suicídios. Somente em 2013, foram 11.821 registros, sendo a grande maioria de homens (9.198 contra 2.623 mulheres). O Rio Grande do Sul é quem tem a maior taxa de suicídios por cada cem mil habitantes. São 10,2, conforme dados do Ministério da Saúde.

O maior problema é que os números continuam subindo. No Brasil, a taxa de suicídios aumentou 7%, ao contrário do índice mundial, que caiu 9,8%, de acordo com a OMS. Boa parte das mortes são feitas com uso de pesticidas. Dados do Ministério da Saúde mostram que, de 2007 a 2017, mais de 12 mil pessoas tentaram suicídio com agrotóxicos em todo o país, sendo que 1.582 mortes foram registradas.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS (com informações da OMS e do Ministério da Saúde)
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181