21/09/2020 - Ação Civil Pública é ajuizada pelo Coren-RS contra o Hospital Presidente Vargas



O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), de Porto Alegre, é alvo de uma Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) em função de irregularidades no dimensionamento das equipes de Enfermagem. A ação, sob nº 5051128-64.2020.4.04.7100, tramitará junto à 8ª Vara Federal de Porto Alegre. A medida foi tomada pelo Conselho após inúmeras fiscalizações no serviço de saúde e tentativas de negociação para o ajuste adequado do quadro de funcionárias(os).

Entre os problemas apontados pelo Departamento de Fiscalização (Defisc) do Coren-RS, está a falta de enfermeira(o) durante todo o período de funcionamento do hospital, considerando que essas(es) profissionais assumem mais de um setor ao longo do turno de trabalho. Além disso, foi apontado a falta de readequação de trabalhadoras(es) dentro do déficit apresentado pela instituição de saúde.

Além do HMIPV, o Coren-RS ingressou, recentemente, com ACP contra o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre. A medida se deu por motivos semelhantes, após esgotamento das medidas cabíveis frente a irregularidades no dimensionamento das equipes. Mais informações CLICANDO AQUI.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181