02/10/2020 - Coronavírus: Coren-RS e CNS abordam SUS e pandemia em live no Facebook



O Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia de Covid19, desenvolvido por meio da Frente Pela Vida, foi tema de live transmitida na página do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) no Facebook na terça-feira, dia 29 de setembro, às 17h. O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, e a conselheira do Coren-RS, Nelci Dias, participaram da atividade, abordando o impacto do novo Coronavírus no cenário atual e no futuro do Sistema Único de Saúde (SUS). O vídeo, na íntegra, pode ser conferido CLICANDO AQUI.


A criação do plano foi motivado pela necessidade de mudanças na resposta à pandemia e diante da inoperância por parte do Governo Federal. A medida reuniu organizações do campo da saúde e lançaram o documento em 3 de julho. O documento (CLIQUE AQUI para conferir) faz uma análise aprofundada de diversos aspectos, mostrando que a ciência e a sociedade brasileira são capazes de produzir uma resposta alternativa ao descaso. “Muitos comentários chegam até nós na colocação de que perdemos para o negacionismo. Mas isso não é verdade. A gente tem lutado muito. Do contrário, estaríamos em um cenário ainda pior”, relatou Pigatto.


A conselheira Nelci destacou a defesa constante que o Coren-RS faz ao SUS e as ações desenvolvidas pela autarquia na proteção de profissionais da Enfermagem, em especial durante a pandemia. “Este é mais um período de ataques ao SUS, mas acredito que ele sobreviva a mais este momento. É um sistema em que 100% da população utiliza em algum momento da vida e é onde a Enfermagem exerce, em maioria, a sua profissão”, ponderou.


Petição – Além da apresentação da Frente Pela Vida e do Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia de Covid19, o presidente do CNS comentou sobre a petição pública “O SUS merece mais em 2021”, em que busca evitar a redução dos recursos destinados à saúde pública para o próximo ano. “O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias não prevê manutenção dos R$ 35 bilhões do orçamento emergencial para o próximo ano, sendo que ainda estamos vivendo um contexto de calamidade pública em que a Covid19 matou milhares de pessoas”, ressaltou Pigatto. A petição pode ser assinada CLICANDO AQUI.


Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181