22/10/2020 - Cofen, Coren-RS e Sergs debatem sobre projetos de lei de interesse da Enfermagem em live



Os projetos de lei (PLs) que são de interesse da Enfermagem e que estão tramitando no Congresso Nacional foram tema de debate em live transmitida na página do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) no Facebook. A atividade ocorreu na tarde desta terça-feira, 20 de outubro, com a participação do presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, do conselheiro federal do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Antônio Marcos Freire Gomes, e a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (Sergs), Cláudia Franco. A live, na íntegra, pode ser conferida CLICANDO AQUI.

Durante a transmissão, os debatedores destacaram os PLs sobre o piso salarial, o repouso digno e a jornada de trabalho de 30 horas. Cada um deles está em uma situação diferente dentro do processo de tramitação, boa parte deles há muitos anos parados – o PL sobre a jornada de trabalho já tem 20 anos. “As entidades, como o Cofen, o Coren-RS e o Sergs, lutam diariamente para que essas pautas sejam aprovadas. Se dependesse de nós, já estariam vigorando há muito tempo. No entanto, cabe a nossos governantes e legisladores essa decisão”, salientou o presidente Daniel.

Para os participantes da live, com o grande contingente de profissionais de Enfermagem em todo o país, a mobilização pode trazer resultados positivos para a categoria “Somos mais de 2,3 milhões de colegas no Brasil, um volume gigantesco para pressionar o Congresso a aprovar essas medidas”, enfatizou Antônio Marcos. “Precisamos ampliar nossa representatividade nos espaços de poder e de decisão. Conselhos e sindicatos, cada um dentro do seu papel, fazem sua parte. Mas falta parlamentares da Enfermagem no Congresso”, reforçou Cláudia.

Os PLs que estão tramitando em Brasília são monitorados pelo Cofen. A categoria pode acompanhar a tramitação de cada uma das medidas através DESTE LINK.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181