05/11/2020 - Campanha Novembro Diabetes Azul aborda importância da Enfermagem nos cuidados a pessoas com diabetes

Campanha é realizada pelas sociedades brasileiras de Diabetes e Endocrinologia e Metabologia

A campanha Novembro Diabetes Azul deste ano traz como tema a importância das(os) enfermeiras(os) na educação e nos cuidados a pessoas com diabetes. No Brasil, a mobilização é realizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). A campanha, que é mundial e alusiva ao Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), tem como finalidade a conscientização sobre a doença. 

A atuação da(o) enfermeira(o) especialista em diabetes é imprescindível na orientação, educação e manutenção do tratamento. Profissional presente na Atenção Básica, especializada e em hospitais, desempenha papel fundamental na orientação da técnica de insulinoterapia e do uso adequado de medicamentos orais, de monitorização glicêmica e do uso de tecnologias, da avaliação dos pés, de condutas em episódios agudos, entre outras.

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) apoia a campanha e destaca, ainda, a importância de toda a equipe de Enfermagem - auxiliares, técnicas(os) e enfermeiras(os) - no atendimento a pessoas com diabetes.

Saiba mais no site da campanha, clicando aqui.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS (com informações da campanha Novembro Diabetes Azul)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176