24/11/2020 - Coren-RS participa da posse do Comitê de Ética do Hospital Centenário



O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Daniel Menezes de Souza, empossou o Comitê de Ética de Enfermagem do Hospital Centenário, de São Leopoldo. A atividade ocorreu no dia 6 de novembro. Representam o grupo o enfermeiro Daniel Gustavo Lauermann (presidente), a enfermeira Maria da Graça Rodrigues Ávila (secretária) e a técnica de Enfermagem Elisa Maria de Albuquerque Moutinho.

Ao iniciar a solenidade de posse, Daniel Menezes de Souza disse que o trabalho do Coren-RS é fiscalizador e orientador. “Trabalhamos para aproximar a autarquia a profissionais da área. Um comitê de ética é a reafirmação do nosso código”, salientou. O presidente ainda lembrou que 2020 tem sido um ano difícil por causa da pandemia, mas foi de fortalecimento e identificação de potencialidades na profissão. Sobre o Comitê, o dirigente ressaltou que poucos hospitais têm essa representação, e que é de extrema importância para conduzir com ética as atividades da profissão. A diretora de Enfermagem do Hospital Centenário, Fabiani Oliveira, saudou a iniciativa e a disposição dos integrantes em aceitarem o desafio.

Presidente do Comitê de Ética, Lauermann ressaltou que o trabalho não é fiscalizador nem punitivo, mas de orientação. “Vamos trabalhar da melhor maneira pela ética na profissão’’, disse. Já a secretária Maria da Graça destacou que a função do comitê é, entre outras atividades, divulgar o código de ética e capacitar profissionais. “Me identifico com o hospital, aceitei compor o comitê para ajudar a mudar a imagem da instituição, tantas vezes criticado”, disse. Elisa, por sua vez, destacou que “estar presente é importante para representar os técnicos em Enfermagem”.

Fonte: Aline Marques / Comunicação FHCSL