24/11/2020 - Enfermagem elege mais de 70 representantes no RS, entre prefeitas(os), vices e vereadoras(es)



A Enfermagem do Rio Grande do Sul ganhou força e representatividade nas eleições 2020, nas quais foram escolhidas(os) prefeitas(os), vice-prefeitas(os) e vereadoras(es). No Estado, foram eleitas(os) 76 pessoas da categoria em 70 municípios. As informações são de levantamento do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – acesse o levantamento completo CLICANDO AQUI.

No RS, são três prefeitas(os), seis vices e 67 vereadoras(es). No Brasil, ao todo, são 44 prefeitas(os), 79 vices e 1.069 vereadoras(es) – chegando a 1.192 eleitas(os). Dessas(es) 1.192, conforme o TSE, 694 são enfermeiras(os), 379, técnicas(os) de Enfermagem e 119 que, embora não tenham declarado profissão, incluem referências à Enfermagem em seus nomes.

Com 853 municípios, Minas Gerais lidera a lista, com 201 profissionais de Enfermagem eleitas(os), seguido de São Paulo (139) e Bahia (106). A Enfermagem está representada em partidos de todo o espectro político e o número de profissionais de Enfermagem eleitas(os) aumentou em 18 unidades federativas.

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) parabeniza as(os) eleitas(os) e entende que é essencial que a Enfermagem esteja presente nos espaços de poder e de decisão. Só assim será possível fortalecer a luta pela qualificação dos serviços públicos de saúde prestados pelos municípios e pela valorização das(os) profissionais que são servidoras(es) municipais.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS (com informações do Cofen)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176