02/12/2020 - Coren-RS ressalta a importância da Atenção Primária para crianças e adolescentes na Rádio Guaíba



O programa Contraponto, da Rádio Guaíba, abordou na edição do dia 27 de novembro o tema Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica - Saúde da Criança e do Adolescente. O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) participou da transmissão, sendo representado por três membros da Comissão de Protocolos da AB/AP: pela a enfermeira fiscal e assistente de Coordenação de Fiscalização, Thaís Longaray, pelo enfermeiro fiscal Fábio Motta e pelo enfermeiro Daniel Tavares. O programa, na íntegra, pode ser conferido CLICANDO AQUI.

Durante a transmissão, Thaís destacou o processo da Enfermagem na AP, ressaltando a assistência ao ser humano e a prestação de cuidados de forma sistematizada, fundamentada no conjunto de conhecimentos técnicos e científicos. “Os profissionais de saúde no âmbito da Atenção Básica seguem princípios e diretrizes que tem um cuidado centrado no usuário e tem um foco na resolutividade das ações”, enfatizou. Recentemente, o Coren-RS lançou o Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária  Saúde/Atenção Básica - Saúde da Criança e do Adolescente. O robusto documento pode ser acessado CLICANDO AQUI.

Ainda na Rádio Guaíba, os participantes ressaltaram a importância de profissionais de Enfermagem. O Fábio salientou a importância de profissionais realizarem métodos como consultas e diagnósticos prévios. "São procedimentos que a Enfermagem pode e precisa desempenhar, seja de forma independente ou compartilhada com outras(os) profissionais. O importante é manter um olhar abrangente junto à equipe de saúde, sempre visando o bem da comunidade", frisou. Daniel ponderou a relevância de ter o Protocolo ligado à AP/AB para qualificar a assistência da(o) enfermeira(o) e ampliar o acesso da população ao sistema de saúde.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Texto: acadêmica de Jornalismo Maria Eduarda Assis
Supervisão: jornalista Ronan Dannenberg (DRT/RS 13.181)