03/12/2020 - Lutas da Comunidade Negra na Enfermagem é tema de live do Coren-RS



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) promoveu no dia 30 de novembro uma live para falar sobre as Lutas da Comunidade Negra na Enfermagem. A transmissão foi alusiva ao Dia da Consciência Negra (20/11) e teve a participação da enfermeira e mestra Junara Ferreira, da enfermeira e doutoranda Celia Mariana Barbosa de Souza e do auxiliar de Enfermagem aposentado Stenio Dias Pinto Rodrigues. O vídeo, na íntegra, pode ser conferido NESTE LINK.

Durante a transmissão, os participantes destacaram a importância de tratar sobre questões raciais na Enfermagem. “O preconceito sempre esteve inserido, inclusive quando se trata de negras e negros que estão nas instituições de saúde”, destacou Junara, que também é integrante do Grupo Técnico de Enfrentamento ao Racismo do Coren-RS. Stenio complementou que sempre existiu a falta de profissionais negras(os) nos serviços de saúde. “A discriminação é violenta contra os não-brancos nesse país. Por isso que o direito de garantir espaço para todos é de suma importância”, frisou.

Mary Seacole, uma das pioneiras da Enfermagem, mulher negra jamaicana que se destacou na Guerra da Crimeia, foi lembrada por Celia durante a live. “Em geral, destacamos a Florence Nightingale, mas também temos que salientar personagens negros e negras na história da Enfermagem”, ponderou. Além disso, a profissional enfatizou que a militância de garantir o acesso da comunidade negra em todos os lugares sempre foi e sempre será uma luta.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Texto: acadêmica de Jornalismo Maria Eduarda Assis
Supervisão: jornalista Ronan Dannenberg (DRT/RS 13.181)