09/12/2020 - Coren-RS participa de debate sobre a saúde em 2020 e as projeções para 2021, na Rádio Guaíba



O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), enfermeiro Daniel Menezes de Souza, participou nesta segunda-feira (07/12) do programa Contraponto da Rádio Guaíba. O tema foi A saúde em 2020 e as projeções para 2021.

Daniel analisou o papel da categoria no contexto da pandemia. “Apenas no Rio Grande do Sul, somos mais de 130 mil profissionais de Enfermagem. No Brasil, esse número ultrapassa os 2,3 milhões. Apesar de todo o lado negativo e das perdas que vêm acontecendo, houve um aumento significativo na visibilidade do trabalho da Enfermagem. A população está reconhecendo o empenho de profissionais que literalmente têm dado a sua vida durante a pandemia”, afirmou. Segundo dados do Observatório da Enfermagem, já houve no Brasil 467 óbitos confirmados por Covid19, sendo 15 no RS (SAIBA MAIS CLICANDO AQUI).

Daniel destacou, ainda, que com a pandemia ficou clara a urgência de fortalecer e estruturar o Sistema Único de Saúde (SUS). “A Covid19 mostrou que, quando há investimento no sistema público, ele consegue dar uma resposta muito satisfatória.” O presidente do Coren-RS reafirmou que a pandemia ainda não terminou, pelo contrário, e que é preciso reforçar os cuidados e seguir os protocolos sanitários.

Também participaram do programa o presidente do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers), Carlos Isaia Filho, e o presidente do Sindicato Médico do RS (Simers), Marcelo Matias. Para assistir/ouvir na íntegra, CLIQUE AQUI.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176