18/01/2021 - Em dia histórico para o Brasil, Enfermagem recebe primeiras vacinas contra a Covid19



Dia 17 de janeiro de 2021 ficará marcado na história do Brasil como a data em que, finalmente, começou a vacinação contra a Covid19! E a primeira pessoa a ser imunizada foi uma ENFERMEIRA, MULHER e NEGRA: a paulistana Mônica Calazans, de 54 anos, que atua na linha de frente do Hospital Emílio Ribas. “Estou atuando na pandemia desde o início, há 10 meses, trabalhando incansavelmente. Falo com segurança e com propriedade: não tenham medo. É a grande chance que a gente tem de salvar mais vidas. Vamos nos vacinar”, afirmou ela.

Mônica foi vacinada no Hospital das Clínicas, em São Paulo (SP). O governo paulista aplicou a primeira dose da CoronaVac (a vacina do Instituto Butantan e do laboratório chinês Sinovac contra a Covid19) minutos após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial da vacina.

Neste domingo, também foi vacinada a primeira mulher indígena, a técnica de Enfermagem e assistente social Vanusa Kaimbé, de 50 anos. Assim como as(os) profissionais de saúde, as(os) indígenas foram incluídas(os) pelo governo de SP no grupo prioritário da primeira fase de aplicação da CoronaVac no estado. Para Vanusa, a vacina significa “esperança de dias melhores também para os povos indígenas do país”.

A primeira vacinadora do Brasil também é mulher e enfermeira. Jéssica Pires de Camargo, de 30 anos, atua na Coordenadoria de Controle de Doenças e é mestre em Saúde Coletiva pela Santa Casa de São Paulo. “Não esperava ser a pessoa a aplicar esta primeira dose. Isto me enche de orgulho e esperança de que mais pessoas sejam protegidas da Covid19”, declarou.

Vacina é conquista do SUS!
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) celebra o início da imunização contra a Covid19 e destaca que ela é mais uma conquista do Sistema Único de Saúde (SUS), que é reconhecido mundialmente pelo atendimento prestado às(aos) usuárias(os), pelo seu programa de vacinação pioneiro e bem estruturado e pelo protagonismo da Enfermagem – que compõe a maior parte da força de trabalho. No processo de imunização dentro do SUS, a Enfermagem atua na rede de frio, na aplicação e em toda a logística da vacinação.

Nesta segunda-feira (18), as doses das vacinas começarão a ser distribuídas nos demais estados do país e no Distrito Federal (DF). Segundo o Ministério da Saúde (MS), o cronograma de vacinação, com as respectivas datas, ainda não foi definido.

O Conselho aproveita para reforçar: A PANDEMIA NÃO ACABOU! Temos de continuar seguindo as medidas de controle - distanciamento social, uso de máscara e higiene das mãos. E elas devem permanecer mesmo com o advento da vacina (já que não há previsão de quando todas/os poderão ser vacinadas/os no Brasil).

O Coren-RS apoia incondicionalmente a ciência, o SUS e a vacinação contra a Covid19!

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS (com informações do Governo do Estado de São Paulo)
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176
Fotos: Governo do Estado de São Paulo