19/01/2021 - Dia 18/01/2021 marca o começo da vacinação contra a Covid19 no Rio Grande do Sul



A noite desta segunda-feira, dia 18 de janeiro, trouxe esperança para o Rio Grande do Sul e marcou a vitória da ciência e da pesquisa sob o negacionismo, depois de 10 meses de pandemia: finalmente começou a vacinação contra a Covid19 (na véspera, o primeiro estado a vacinar foi São Paulo - saiba mais clicando aqui). O ato simbólico ocorreu no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

A técnica de Enfermagem do Centro de Terapia Intensiva (CTI) do HCPA Aline Marques da Silva, 40 anos, foi imunizada junto com mais quatro pessoas – todas dos grupos de risco, que terão prioridade para receber as doses, incluindo profissionais da Enfermagem e da saúde. Aline trabalha no CTI Covid, desde o início da pandemia, atuando na linha de frente de atendimento aos casos mais graves da doença. “Represento os meus 6 mil colegas aqui. A sensação é muito gratificante, de esperança, de ver nosso trabalho reconhecido”, declarou.

As outras pessoas vacinadas foram: 

- Joelma Kazimirski, 48 anos, auxiliar de higienização do Grupo Hospitalar Conceição (GHC);
- Eloina Gonçalves Born, 99 anos, moradora do Residencial Geriátrico Donna Care;
- Carla Ribeiro, 32 anos, da etnia kaingang e residente da Aldeia Fag Nhin, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre;
- Jorge Amilton Hoher, médico-chefe do serviço de Medicina Intensiva da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

De um total de quase 6 milhões de doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan produzida em parceria com o laboratório chinês Sinovac, o RS recebeu 341,8 mil unidades. Dessas, 170,8 mil seriam encaminhadas para o interior, a partir de Porto Alegre, nesta terça-feira (19). A quantidade remanescente das vacinas ficará armazenada para o posterior envio e aplicação da segunda dose desse público, cuja previsão é entre duas e quatro semanas após a primeira.

Vacina é conquista do SUS!
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) comemora o início da imunização contra a Covid19 no estado! Essa é mais uma conquista do Sistema Único de Saúde (SUS), que é reconhecido mundialmente pelo atendimento prestado às(aos) usuárias(os), pelo seu programa de vacinação pioneiro e bem estruturado e pelo protagonismo da Enfermagem – que compõe a maior parte da força de trabalho. No processo de imunização dentro do SUS, a Enfermagem atua na rede de frio, na aplicação e em toda a logística da vacinação.

E o Conselho aproveita para reforçar: A PANDEMIA NÃO ACABOU! Temos de continuar seguindo as medidas de controle - distanciamento social, uso de máscara e higiene das mãos. E elas devem permanecer mesmo com o advento da vacina, pois 70% da população precisará ser imunizada para que as pessoas estejam protegidas da doença e possam deixar as medidas preventivas de lado.

O Coren-RS apoia incondicionalmente a ciência, o SUS e a vacinação contra a Covid19!

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS (com informações do HCPA e do Governo do RS)
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176
Fotos: HCPA