21/01/2021 - Fiscal do Coren-RS integra Força Nacional de Fiscalização em Manaus



O enfermeiro fiscal do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Fábio Meller da Motta, integra a Força Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem (FNFIS) que estará até a 23 de janeiro em operação em Manaus-AM e no interior do Estado do Norte do país. A ação tem a presença de 12 fiscais e quatro conselheiros regionais, com o objetivo de verificar condições de assistência de Enfermagem que afetam diretamente na qualidade do atendimento prestado a pacientes com suspeita e/ou confirmação de Covid19. A atividade é toda custeada pelo Conselho Federal de Enfermagem.

O apoio da FNFIS foi solicitado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), parceiro da operação. “Atendemos prontamente o pedido de reforço para assegurar a continuidade da fiscalização, buscando a segurança de pacientes e profissionais diante do colapso sanitário”, afirma a presidente do Cofen, Nádia Ramalho. Os fiscais vão verificar questões como o dimensionamento adequado de profissionais atuantes no combate à Covid19, condições de descanso, quantitativo e qualidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), insumos e condições de trabalho, identificação do exercício ilegal/irregular da Enfermagem, bem como avaliar a organização do serviço de Enfermagem em cada unidade de Saúde.

Para esta operação, foram priorizadas instituições de grande porte da capital Manaus, que concentra maior número de pacientes com Covid19 e que detém o maior quantitativo de profissionais de Enfermagem. Foram selecionadas 18 instituições de saúde, entre hospitais, maternidades, Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), entre outras.

Atuam no estado do Amazonas mais de 50 mil profissionais de Enfermagem, sendo 12.013 enfermeiras(os), 35.407 técnicas(os) e 3.212 auxiliares. Dados do observatório da Enfermagem mostram que 519 profissionais de Enfermagem morreram vítimas de Covid19, destes, 23 são de lá.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS (com informações do Cofen)
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181