09/02/2021 - Coren-RS exalta e agradece profissionais voluntárias(os) do IMESF que vacinaram no sábado, dia 06



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) exalta e agradece às(aos) profissionais de Enfermagem, especialmente as(os) do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (IMESF), que estiveram no sábado, dia 06 de fevereiro, como voluntárias(os), na ação de vacinação contra a Covid19, em Porto Alegre. “Elas são exemplo de profissionalismo, dedicação e competência. Essas profissionais já têm a expertise da vacinação, o que nos deu mais segurança em todo o processo. Elas foram atentas e cuidadosas em todos os momentos, desde o monitoramento da temperatura da caixa de armazenamento até a aplicação da vacina em si”, afirma a presidente do Coren-RS, enfermeira Rosangela Gomes Schneider. A dirigente destacou, ainda, a excelência no registro da carteira de vacinação, conforme preconizado na capacitação do Núcleo de Imunizações da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, realizada na sexta-feira, 05.

"É um sentimento de emoção. O propósito da Enfermagem é cuidar. Para nós, que somos do IMESF, fomos demitidos e estamos aqui voluntariamente, estamos realizados. É isso que a gente sabe fazer: cuidar; trabalhar em campanha de vacinação e na prevenção”, disse a enfermeira Nickolli Hanny Thoma Santos, uma das voluntárias. 

O sentimento foi compartilhado pela técnica de Enfermagem Vanessa de Lima Flores, que além de aplicar a dose da vacina em colegas, também foi imunizada. “Estou emocionada em estar participando como voluntária e, ainda mais, por ter sido vacinada também. Esperamos muito por esse momento. Esse é o SUS que queremos, de qualidade, para todos e todas. E até todos e todas tomarem a vacina, cuidem-se!”, ressaltou.

Segunda dose será em março
No sábado, o mutirão da Prefeitura de Porto Alegre, que teve o apoio do Coren-RS e demais conselhos profissionais para vacinação de trabalhadoras(es) da Saúde contra a Covid19, envolveu milhares de pessoas. Foram 1.321 doses aplicadas somente em colegas da Enfermagem. Durante todo o dia, enfermeiras(os), técnicas(os) e auxiliares passaram pela sede da Associação Médica do RS (Amrigs).

O Coren-RS aguarda posição da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para divulgar data, horário e local para aplicação da segunda dose da vacina. Além disso, profissionais que estavam cadastradas(os) mas não conseguiram se vacinar na Amrigs ainda poderão receber a primeira dose, em local e data ainda a serem definidos pela Prefeitura.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalistas Joanna de Oliveira Ferraz (DRT/RS 12.176) e Ronan Dannenberg (DRT/RS 13.181)