19/02/2021 - Coren-RS em defesa do trabalho ético e responsável da Enfermagem na vacinação contra a Covid19



A vacinação contra a Covid19 começou. E a Enfermagem é, mais uma vez, a categoria mais atuante neste processo, assim como tem isso durante toda a pandemia. Contudo, em vez de reconhecimento e valorização, a categoria tem sido alvo de críticas e fake news, com informações equivocadas e vídeos que circulam nas redes sociais, tudo sem nenhuma verificação ou embasamento técnico e científico.

As imagens que têm viralizado na internet são colocadas de forma descontextualizada, juntamente com ameaças e agressões diante de procedimentos que, para leigos, possam parecer incorretos.

Cabe ressaltar que profissionais de Enfermagem tem total conhecimento técnico e científico para exercício de suas funções. A categoria é responsável por conduzir planos de imunização no Sistema Único de Saúde (SUS), como tem sido feito agora, na pandemia de Covid19. Enfermeiras(os), técnicas(os) e auxiliares são sabedoras(es) de seus direitos e deveres, todos presentes no Código de Ética da categoria.

O Coren-RS não recebeu, até o fechamento desta nota, nenhuma denúncia referente à qualquer situação que ponha em risco a assistência ou que esteja em desacordo com o exercício profissional no que se refere ao processo de vacinação. Então, caso haja alguma situação nesse sentido, e qualquer outra que esteja contrário ao desempenho das funções, é necessário denunciar à Ouvidoria do Conselho (CLIQUE AQUI para acessar). Assim, o Departamento de Fiscalização (Defisc) poderá tomar as medidas cabíveis.

Diante de tudo isso, o Coren-RS reforça sua defesa à Enfermagem, à vacinação contra a Covid19, ao SUS e à ciência, ressaltando o essencial trabalho de colegas nesse processo. Precisamos de valorização, de reconhecimento e de visibilidade positiva. A saúde de todos e todas passa por nós!

Coren-RS