22/02/2021 - PARTICIPE: Pesquisa nacional evidencia práticas de Enfermagem na Atenção Primária



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) reforça junto à categoria para que profissionais respondam a pesquisa nacional “Práticas de Enfermagem no Contexto da Atenção Primária à Saúde (APS)". Somente colegas da APS ou Estratégia Saúde da Família (ESF) estão convidadas(os) a participar. O objetivo é de compreender as práticas de Enfermagem contextualizando cenários de atuação e perfis de enfermeiras e enfermeiros do Brasil. No RS, a pesquisa já obteve 267 respostas. Contudo, ainda há entrevistas pendentes. O acesso ao questionário é simples e rápido. Pode ser feito CLICANDO AQUI.

O reforço na campanha para resposta à pesquisa foi feito em reunião na manhã desta sexta-feira, 19 de fevereiro, no Coren-RS, entre a presidente Rosangela Gomes Schneider, a conselheira Cecíla Brondani e a doutora em Enfermagem e professora na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlise Rigon Dalla Nora, que gerencia a pesquisa no RS.

O estudo é uma ação conjunta do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) com a Universidade de Brasília (UnB). No Brasil, enfermeiras(os) da APS são responsáveis pelo cuidado individual, familiar e comunitário, colaborando para bons resultados do sistema de saúde, embora enfrentem diversos desafios. Nesse sentido, conhecer práticas clínicas especializadas e informadas em evidências científicas é uma estratégia para mudanças diante do quadro de dificuldades enfrentadas por estas(es) profissionais. Para tanto, além do questionário online, serão realizadas entrevistas com enfermeiras(os) de todo o país.

De acordo com o Comitê Científico e Gestor da pesquisa, os resultados da investigação contribuirão para produzir conhecimento científico, regular a profissão da Enfermagem e subsidiar gestores na elaboração e implementação de políticas públicas. A iniciativa é feita em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade (Abefaco) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS).

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos Coren-RS (com informações do Cofen, da UnB e da UFRGS)
Texto: acadêmica de Jornalismo Maria Eduarda Assis
Supervisão: jornalista Ronan Dannenberg (DRT/RS 13.181)