22/02/2021 - Coren-RS promove fiscalização no PA Cruzeiro do Sul frente ao agravamento da pandemia



A superlotação de serviços de saúde agravada com o aumento de casos de Covid19 e a falta de profissionais para atender a demanda têm sido alvo do Departamento de Fiscalização (Defisc) do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS). No início da tarde desta segunda-feira, 22 de fevereiro, o conselheiro secretário e enfermeiro Antônio Tolla, o coordenador do Defisc, enfermeiro João Carlos da Silva, e a enfermeira fiscal Cátia Alexius estiveram no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS), na Zona Sul de Porto Alegre. No local, encontraram um quadro de lotação de 200%, falta de profissionais, esgotamento e estresse de colegas da Enfermagem e pacientes aglomeradas(os) esperando por atendimento.

“O quadro é bem ruim. Muitos pacientes estavam há mais de cinco horas esperando por atendimento, enquanto profissionais da Enfermagem se desdobram em diversos setores para tentar dar conta da demanda”, avaliou João Carlos. A equipe do Coren-RS circulou por setores do PACS, conversando com colegas e coordenadoras(es), além de avaliar o quadro com a direção do serviço de saúde. O relatório da inspeção fiscalizatória será feito pelo Defisc e encaminhado aos órgãos competentes.

Assim como no PACS, o Coren-RS tem atuado em todo o Estado. Denúncias relacionadas ao exercício profissional devem ser encaminhadas para a Ouvidoria (CLICANDO AQUI).

Manifestação - Paralelamente à fiscalização, uma manifestação de trabalhadoras(es) foi realizada em frente ao PACS, com cartazes salientando que as(os) profissionais estão esgotadas(os) e estressadas(os), além de dizeres em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e da vacina para todas(os). “Não só no Cruzeiro do Sul, mas em diversos serviços de saúde de Porto Alegre e no RS, o agravamento do cenário da pandemia tem trazido muitos problemas para quem precisa de atendimento para casos Covid19 e outras situações”, frisou o conselheiro Antônio.

O Coren-RS reforça, mais uma vez: A PANDEMIA NÃO ACABOU! Não promova e nem participe de aglomerações; mantenha o distanciamento social; use máscara e higienize periodicamente as mãos. Mesmo com a vacina, apenas quando pelo menos 70% da população brasileira estiver imunizada – o que está longe de acontecer – poderemos afrouxar as medidas preventivas contra o novo Coronavírus.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181