23/02/2021 - Enfermeira do Coren-RS relata experiência em Força Nacional realizada em Rondônia



A assistente de coordenação do Departamento de Fiscalização (Defisc) do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), a enfermeira Thais Longaray, esteve em Rondônia de 08 a 12 de fevereiro, participando de missão da Força Nacional de Fiscalização (FNFIS) do Sistema Cofen/Conselhos Regionais. A profissional atuou em Cacoal, distante quase 500 quilômetros da capital Porto Velho.

A operação, toda custeada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), teve um direcionamento para os serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), tanto na capital quanto no interior do Estado. Em Cacoal, Thais relatou que foram inspecionadas dez unidades de saúde vinculadas ao município e duas demandas extraordinárias solicitadas pelo Coren-RO, sendo elas o Hospital de Campanha e o Hospital de Emergência e Urgência Regional de Cacoal, referência em atendimento na região. “Percebi o empenho e a dedicação de profissionais de Enfermagem em atender a população de forma qualificada, enfrentando sobrecarga de trabalho devido à ausência de um quantitativo mínimo de colegas. Por vezes, havia acúmulo de inúmeras funções simultaneamente. Isto, aliado ao estresse físico e mental, pode levar a danos a pacientes e ao próprio profissional”, destacou Thais.

Conforme a enfermeira, foram identificadas inúmeras irregularidades e ilegalidades relativas ao exercício profissional, além do déficit significativo de profissionais na APS e no hospital de referência. “Foram constatadas inadequações estruturais nas unidades básicas de saúde, que afetam diretamente a assistência prestada a pacientes”, contou.

A FNFIS atua no sentido de auxiliar os regionais que solicitam ao Cofen este apoio objetivando potencializar as ações de fiscalização no Estado. O foco esteve nas questões ligadas ao exercício legal e seguro da profissão, em denúncias acolhidas e na organização dos serviços para atendimento da população frente à pandemia e para condições para vacinação. As instituições foram notificadas e seguirão em acompanhamento por meio dos processos fiscalizatórios instaurados pelo Coren-RO.

Em janeiro, o enfermeiro fiscal do Coren-RS Fábio Meller da Motta esteve no Amazonas em missão da FNFIS. O relato do profissional pode ser conferido CLICANDO AQUI.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181