26/02/2021 - Com capacidade operacional esgotada, UPA Moacyr Scliar é alvo de fiscalização do Coren-RS



A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Moacyr Scliar, situada na Zona Norte de Porto Alegre, foi alvo de inspeção fiscalizatória do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS). O conselheiro e técnico de Enfermagem Fernando Mengue e a enfermeira fiscal Muriel Viegas estiveram no serviço de saúde na manhã desta quinta-feira, 25 de fevereiro, e constataram superlotação, deficit de profissionais, falta de insumos, além do esgotamento e estresse de colegas. A unidade, inclusive, está com capacidade operacional esgotada e com atendimento restrito.

“Trata-se de um quadro muito preocupante frente ao avanço da pandemia”, avaliou Fernando. “Os relatos e desabafos de colegas que ouvimos aqui são muito pesados, comprovando o momento delicado que vive a Capital e todo o Estado”, reforçou. O relatório da ação na UPA será feito pelo Departamento de Fiscalização (Defisc) do Coren-RS e encaminhado para os órgãos competentes tomarem as devidas providências.

Diante do agravamento da pandemia de Covid19, o Coren-RS reforça a necessidade de que autoridades e gestoras(es) promovam o correto dimensionamento das equipes, forneçam os equipamentos de proteção individual (EPIs) e os insumos, além de prestar a devida solidariedade ao estresse e ao esgotamento das(os) profissionais. “Muitos colegas cobram atendimento psicológico, por exemplo, em função dos problemas de saúde mental”, exemplifica o conselheiro Fernando.

Assim como na UPA Moacyr Scliar, o Conselho tem atuado na fiscalização em outros serviços de saúde, públicos ou privados, da Capital e do interior. É importante que denúncias sobre irregularidades quanto ao exercício profissional sejam encaminhadas à Ouvidoria do Coren-RS (CLIQUE AQUI para acessar) para que o Defisc tome as devidas providências.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181