05/03/2021 - Coronavírus: Cofen divulga orientações sobre vacinação contra a Covid19



O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) orienta as(os) profissionais que atuam na vacinação contra a Covid19 que realizem todas as etapas de imunização diante da(o) paciente, desde a aspiração do imunizante ao descarte do material.

“Ressaltamos a importância do trabalho dos mais de 2 milhões e trezentos mil profissionais de Enfermagem que brilhantemente têm atuado na linha de frente de combate a Covid19, tanto na assistência direta ao paciente, quanto na vacinação. Esta recomendação visa garantir o máximo transparência e segurança, tanto para os pacientes quanto para os profissionais, evitando a exposição e acusações”, afirma a presidente do Cofen, Betânia Santos.

Até o fechamento desta nota, o Brasil já aplicou mais de 1,2 milhão de doses de vacinas contra a Covid19, inicialmente destinada a idosas(os) e profissionais de Saúde. Foram recebidas, até o momento, 12 denúncias de aplicação irregular de vacina, com aplicação de parte da dose ou não aplicação. Os casos estão sendo apurados e, se comprovada má fé, as(os) responsáveis podem ser punidos de forma rigorosa, incluindo a cassação do registro profissional.

“O número de casos suspeitos representa uma ínfima fração do contingente vacinado”, destaca a presidente. “A Enfermagem há tempos trabalha em situações bastante adversas e, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas diariamente, tais como exaustivas jornadas de trabalho, salários defasados, falta de equipamentos e materiais de saúde, os profissionais têm realizado o seu trabalho com compromisso e dedicação”, afirma.

O Cofen recomenda às(aos) profissionais que manifestem às(aos) pacientes e familiares o desejo de aparecer ou não durante o registro (foto ou filmagem) do procedimento. As(Os) profissionais têm resguardado pelo Código de Ética o direito de preservar sua imagem, da mesma forma que o paciente e/ou familiar tem o direito de fazer o registro.

Medidas de prevenção e controle para profissionais na vacinação contra Covid19

Considerando que a Enfermagem brasileira continuará sendo a maior categoria de profissionais da saúde expostos na linha de frente à Covid19 e agora tendo participação direta na operacionalização da vacinação em massa, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), através de suas equipes técnicas recomendam:

As atividades de vacinação para Covid19 representarão atividade extraordinária às rotinas de vacinação já existentes, demandando das(os) gestoras(es) municipais (responsáveis pela execução da atividade) planos de trabalho específicos, orientados pelas diretrizes de rotina do Programa Nacional de Imunização, que garantam a integridade e proteção específica de profissionais e usuárias(os) dos serviços de saúde.

O Manual de Normas e Procedimentos em Vacinação do Ministério da Saúde (Brasil 2014) estabelece que “as atividades de sala de vacinação são desenvolvidas por equipe de Enfermagem, desde que treinada e capacitada para os procedimentos de manuseio, conservação, preparo, administração, registro e descarte dos resíduos resultantes das ações de vacinação”.

O dimensionamento da equipe de imunização depende do porte do serviço de saúde e do tamanho da população adscrita àquele serviço.

A equipe mínima sugerida para a atividade é composta pela(o) enfermeira(o) e técnica(o) ou auxiliar de Enfermagem, sendo recomendado como ideal a presença de duas(dois) vacinadoras(es) para cada turno de trabalho, conforme o porte do serviço de saúde, e tamanho da população sob sua responsabilidade. É de competência dessa equipe o manuseio, conservação, preparo, administração, registro e descarte dos resíduos bem como a avaliação e o monitoramento epidemiológico, porém cabe privativamente à(ao) enfermeira(o) a supervisão do trabalho em sala de vacinação.

Considerando que o governo brasileiro pretende iniciar a vacinação contra o Covid-19, simultaneamente, em todos os 5.570 municípios do país; considerando esse cenário de indisponibilidade de vacina contra Covid-19 para toda população e a necessidade de priorizar os grupos; considerando que a Enfermagem é o grupo de linha de frente para execução dessa ação grandiosa, destacamos os assuntos abaixo como relevantes para discussão dos trabalhos:


1. ORGANIZAÇÃO DAS UNIDADES DE SAÚDE

A(O) enfermeira(o), além de ser a(o) responsável pela supervisão/monitoramento de toda a assistência de Enfermagem, assumirá um papel gestor fundamental na preparação de sua unidade de saúde e todas as medidas que evitem a contaminação e a transmissibilidade da Covid19, garantindo a segurança das(os) pacientes e das(os) profissionais de Enfermagem.

É desejável que o ambiente destinado à vacinação seja dotado de local de entrada e saída independentes, permitindo assim um fluxo contínuo de atendimento à(ao) usuária(o).

Considerando a expectativa de elevado fluxo para vacinação contra o SARS-Cov2, recomenda-se a utilização de salas com comunicação direta, tornando independentes as atividades de triagem/escuta inicial com a área de administração da vacina. Na sala de escuta inicial deve ser garantido o distanciamento mínimo de 1,0m entre a(o) profissional designado para a atividade e a(o) usuária(o).

A(O) enfermeira(o) e sua equipe deverão colaborar na implantação das medidas sanitárias preventivas com alertas visuais (cartazes, placas e pôsteres etc.) identificação de solo com distanciamento social na entrada dos serviços de saúde e em locais estratégicos (áreas de espera, elevadores etc.) com informações sobre: uso permanente de máscaras, sobre os principais sinais e sintomas da Covid19, forma correta para a higiene das mãos com água e sabonete líquido ou preparação alcoólica a 70% e sobre higiene respiratória/etiqueta da tosse. Além disso promover condições no serviço de saúde para higiene simples das mãos: lavatório/pia com dispensador de sabonete líquido ou com álcool gel a 70%, suporte para papel toalha, papel toalha, lixeira com tampa abertura. Nas unidades de saúde onde forem realizadas atividades de vacinação, é fundamental que as(os) profissionais da saúde estejam atentos às(aos) pacientes que apresentem sinais e sintomas de doenças respiratórias ou sintomas gripais, devem ser direcionados à área específica do serviço de saúde para avaliação médica, conforme os protocolos locais de abordagem inicial das(os) pacientes com suspeita de Covid19.

1.1 FLUXOS

Visando um atendimento humanizado e organizado orienta-se que, as equipes de saúde elaborem os seguintes fluxos para melhor atendimento à população.

– Agendamento ou horário especial para as(os) idosas(os);

– Vacinação domiciliar às(aos) pacientes acamadas(os);

– Acolhimento;

– Sala/Espaços para vacinação;

– Drive Thru;

– Posto Volante;

– Sala para Reações Adversas e Equipe de Resposta Rápida;

– Tumulto, Invasão e Roubo;

– Distrações e Simulações (atos antivacina).

2. ACOLHIMENTO E TRIAGEM

Representa o primeiro contato da(o) usuário com o ambiente de vacinação, contribuindo para organização do fluxo contínuo da atividade e racionalização do tempo e recursos envolvidos. São procedimentos a serem realizados na porta de entrada do serviço de saúde, antes do ingresso da(o) usuária(o) no ambiente dedicado à vacinação.

Os procedimentos de acolhimento devem ser realizados na entrada do serviço de saúde, antes do ingresso da(o) usuária(o) no ambiente dedicado à Vacinação. Neste sentido os serviços de saúde devem garantir e considerar a estimativa da demanda diária de usuárias(os), o número de Equipes de Resposta Rápida (constituídas de forma multidisciplinar) para o atendimento oportuno e célere caso ocorra alguma reação adversa após realização da vacina.

Os serviços de saúde devem disponibilizar profissionais para organizar e monitorar o espaçamento de segurança entre as(os) usuários de no mínimo 1,0m de distância, a utilização continua de máscara pelas(os) usuárias(os) durante todo o período de permanência no ambiente e que organizem o fluxo continuo aos ambientes de registro de dados da(o) usuária(o) / escuta inicial, administração de vacina e saída do ambiente de vacinação, evitando aglomerações em qualquer etapa da vacinação.

Os espaços de “Sala de Espera” devem ser dotados de iluminação (natural ou artificial), temperatura, umidade e ventilação natural que sejam suficientes para o desempenho das atividades em condições adequadas pela equipe de saúde e mitigação dos riscos de transmissão.

2.1 EPI´s RECOMENDADOS: ACOLHIMENTO E TRIAGEM

- Máscara Cirúrgica (deverá ser trocada a cada 2 horas e sempre que estiver úmida ou suja);
- Protetor Facial (Face Shield) ou óculos de proteção; e
- Avental Descartável para uso diário (1 por dia) ou avental de tecido devendo ser higienizado diariamente pelo Serviço, evitando que o profissional leve o avental para a sua residência;
 
3. SALAS DE VACINA

As salas devem ser destinadas exclusivamente à vacinação segura e de qualidade e que, o Programa Nacional de Imunização (PNI) define as peculiaridades necessárias, incluindo aspectos relacionados à estrutura física, equipamentos e insumos indispensáveis ao trabalho. Devem ser priorizados, quando possível, ambientes abertos.

3.1 EPI´s RECOMENDADOS: SALAS DE VACINA

- Máscara Cirúrgica (deverá ser trocada a cada 2 horas e sempre que estiver úmida ou suja);
- Protetor Facial (Face Shield) ou óculos de proteção;
- Avental Descartável para uso diário (1 por dia), podendo ser trocado em situações excepcionais, ou avental de tecido devendo ser higienizado diariamente pelo Serviço, evitando que a(o) profissional leve o avental para a sua residência;
- Luvas de Procedimentos: recomendada somente para indicações específicas como vacinadores com lesões cutâneas ou raras situações que envolvam contato com fluidos corporais do paciente ou que ele apresente lesões de pele no local da aplicação. Se usadas, devem ser trocadas entre os pacientes, associadas à adequada higienização das mãos.
- Higienização das mãos: a cada vacinação com álcool gel 70% e a cada 05 (cinco) vacinações a lavagem com água e sabão.
- Respirador PFF2/N95, recomendado para ambientes sem ventilação/circulação de ar adequada, para uso com pacientes institucionalizadas(os) ou confinadas(os), como nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) e estabelecimentos prisionais, ou que apresente o risco de aerossóis.
 
4. ORIENTAÇÕES ÀS(AOS) PACIENTES

Uso permanente de máscara cirúrgica/tecido. Caso a máscara apresente umidade, uso prolongado ou sujidade, sugere-se que a unidade forneça uma máscara cirúrgica à(ao) paciente, que durante o procedimento de vacinação a(o) paciente vire o rosto para o lado contrário que será vacinado mantendo o máximo de distanciamento da(o) vacinadora(or).

Fonte: Cofen