22/03/2021 - Coronavírus: Coren-RS discorda de posicionamentos do prefeito de Porto Alegre sobre a pandemia



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela conselheira Sônia Coradini, participou no dia 16 de março de um bate-papo online com o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. O tema foi POA X Covid: a luta pela saúde e pela economia. O evento foi promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA).

Em sua fala, Melo defendeu, mais uma vez, a liberação da cogestão com o governo do Estado (o que acabou acontecendo nesta segunda-feira, dia 22 de março, e valerá até 04 de abril) e a reabertura do comércio. Até 21 de março, em função da bandeira preta em todo o RS, a cogestão com os municípios estava suspensa. Importante ressaltar que todo o RS segue em bandeira preta.

Por meio de um chat, disponível durante a transmissão, a conselheira expressou a contrariedade do Coren-RS à posição do prefeito. O momento é grave – o mais grave desde o começo da pandemia, em março de 2020. O número de novos casos e de mortes têm batido recordes. Não há leitos para todas(os) as(os) contaminadas(os) que precisam de atendimento hospitalar. Devemos seguir com o distanciamento social; não aglomerar; usar máscaras; lavar as mãos com frequência e usar álcool gel. A PANDEMIA NÃO ACABOU!

O Coren-RS defende a Enfermagem e a sociedade e exige a vacina, o quanto antes, para todas e todos: temos, acima de tudo, que preservar a vida!

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176