26/03/2021 - Mestrado em Saúde Materno-Infantil tem seis alunas(os) com projetos premiados



O Mestrado em Saúde Materno-Infantil da Universidade Franciscana (UFN) contemplou seis alunas(os) pelo acordo Capes/ Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Seus projetos técnico-científicos foram qualificados com a presença de pesquisadoras(es) de âmbito nacional. A qualificação ocorreu no dia 18 de março de forma online e teve a presença de representantes das entidades. 

O objetivo do acordo é apoiar os programas de pós-graduação (PPGs) profissionais em Enfermagem, ao proporcionar a formação de recursos humanos qualificados, cooperação técnico-científica e o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica, com total foco na Gestão e na Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). 

Os projetos das(os) seis alunas(os) seguem diferentes contextos, sendo de Atenção Básica, Lisiane Muller e Luciano Arrussul, ou em hospitais da Região Central do RS, Helena Stochero, Karen Bar, Jucimara Michelon e Regina Gomes. A coordenadora do mestrado em Saúde Materno-Infantil da UFN, professora Dirce Backes, comenta que é uma conquista enorme para o programa, visto que é reconhecida a iniciativa do Cofen. A professora complementa reforçando que eles se empenham de forma ativa e responsável para o avanço da ciência. 

A representante do Cofen, professora Valéria Lerch Lunardi, enfatizou a qualidade dos trabalhos e enfocou a sistematização da assistência e a gestão da Enfermagem como tópicos abordados pelas(os) estudantes e orientadoras(es): “Meu reconhecimento à coordenação do Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil, aos seus docentes e mestrandos, pelo sempre profícuo trabalho realizado, demonstrando seu compromisso com a comunidade, a Enfermagem, o Cofen e a Capes”.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS (com informações da Universidade Franciscana)
Texto: acadêmica de Jornalismo Maria Eduarda Assis
Supervisão: jornalista Joanna de Oliveira Ferraz (DRT/RS 12.176)