01/04/2021 - Nota de repúdio do Coren-RS contra declaração ofensiva e desrespeitosa à Enfermagem



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), no uso de suas atribuições legais e regimentais, conferidas pela Lei nº 5.905/73, vem a público repudiar a fala do médico Luiz Cristiano Maciel Cardoso. Em live transmitida em seu canal do YouTube e em suas redes sociais em 28/03/2021, ele disparou ofensas e xingamentos de baixo calão contra as(os) profissionais de Enfermagem do Hospital Santa Casa de Caridade de São Gabriel (RS), colocando em dúvida a competência técnica e ética das(os) profissionais em questão.

A declaração foi totalmente desrespeitosa e ofensiva, sendo desprovida da devida urbanidade e empatia que se espera de qualquer ser humano e, principalmente, de um profissional que trabalha com vidas. As(Os) profissionais da Enfermagem vêm enfrentando longas e cansativas jornadas de trabalho e, mesmo sem o devido reconhecimento social e remuneratório, seguem prestando atendimento de qualidade à população, principalmente agora, quando as infecções e internações decorrentes da Covid19 aumentaram drasticamente.

O Coren-RS não aceitará manifestações que ofendam a moral e a dignidade das(dos) profissionais da Enfermagem e buscará as medidas que entender cabíveis para que haja a retratação e reparação dessa infeliz declaração.

Coren-RS
Gestão 2021-2023
Reconhece, Atua e Valoriza