05/04/2021 - Coren-RS e ABEn-RS discutem ações conjuntas para 2021



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) e a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-RS) se reuniram nesta quinta-feira, dia 01/04, de forma remota, pela plataforma Google Meet, para debater possíveis futuras ações conjuntas para 2021. Pelo Conselho, estavam a presidente, Rosangela Gomes Schneider, e o conselheiro e secretário, Antônio Tolla; e pela ABEn-RS, a presidente, Íride Caberlon, e a vice-presidente, Rosália Figueiró Borges. 

Entre as pautas estiveram a apresentação da nova gestão da ABEn-RS e a possibilidade da elaboração de uma Semana da Enfermagem online conjunta, em maio, entre Coren-RS, ABEn-RS e demais entidades que serão convidadas para conversar sobre isso em breve - como o Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs) e a Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do RS (Feessers). 

Foram debatidas também ideias para campanhas de valorização à Enfermagem e formas de dar visibilidade a demandas históricas da categoria, como a aprovação dos Projetos de Lei que estabelecem o piso salarial nacional e a jornada de 30 horas – ambos parados no Congresso Nacional esperando por votação. Rosangela destacou, ainda, a necessidade de uma articulação regional com o Fórum Nacional da Enfermagem, que já luta ativamente por essas pautas.

“Com a pandemia, a Enfermagem tem se mostrado cada vez mais competente para lidar com o diferente e com o inusitado. A Enfermagem tem se reinventado, inclusive no formato da assistência. Temos de dar mais visibilidade a toda essa nossa atuação e às nossas demandas”, disse Rosangela.

Antônio destacou que, mais do que a união das entidades da Enfermagem, é essencial que a categoria entenda o papel que cada uma desempenha: conselho, sindicatos e associações. “A nossa própria categoria não nos enxerga. Nesse contexto, a união das entidades é essencial. Precisamos divulgar a Enfermagem, as suas entidades representativas e a importância da atuação da nossa categoria.” 

O desdobramento imediato do encontro desta quinta-feira será uma nova reunião, que ocorrerá dentro de alguns dias, entre o Conselho e a associação, com participação de Sergs e Feessers.

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Joanna de Oliveira Ferraz
DRT/RS 12.176