05/04/2021 - Nota Oficial sobre conduta de técnicas de Enfermagem em Guaíba



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) vem a público se manifestar quanto às atitudes de técnicas de Enfermagem que atuam no Hospital Regional Nelson Cornetet, em Guaíba. As profissionais aparecem em publicações nas redes sociais zombando das condições de pacientes assistidos na emergência Covid19 da instituição de saúde. O Coren-RS repudia tal atitude das colegas e informa que o Departamento de Fiscalização (Defisc) e a Ouvidoria já reuniram elementos e passaram detalhes do episódio à Diretoria para encaminhamento das providências cabíveis.

O Conselho ressalta que a necessidade das(os) colegas aplicarem, à risca, o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem nas instituições de saúde, com ênfase nas condutas, comportamentos e atitudes que devem ser seguidas(os) sempre que mencionarem, comentarem, publicarem ou compartilharem conteúdos nas mídias sociais e nos meios de comunicação de massa. Trabalhadoras(es) da categoria devem ficar atentos à legislação, inclusive às específicas no que se refere às redes sociais. Além disso, em caso de instauração de processo ético, qualquer profissional tem o direito à defesa.

Cabe ressaltar que a atitude é isolada e não reflete o empenho da categoria no dia a dia da saúde, em especial na linha de frente de combate à pandemia do novo Coronavírus. O Conselho enfatiza que este equivocado comportamento das profissionais não pode servir para rotular uma profissão tão dedicada e que tem dado a vida para salvar pacientes da Covid19 e outras tantas patologias. Além disso, denúncias referentes a este e qualquer outro episódio devem ser encaminhadas por meio da Ouvidoria do Coren-RS, que apura as situações e dá encaminhamento aos processos de forma sigilosa.

Coren-RS – Reconhece, Atua e Valoriza