06/04/2021 - Coronavírus: Inconformadas, entidades anunciam saída de Conselho para Enfrentamento da Covid19



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), o Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), o Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS-POA) Centrais Sindicais do RS anunciaram nesta segunda-feira, dia 5 de abril, a saída do Conselho Multissetorial para o Enfrentamento à Covid19 (Comue-Covid), de Porto Alegre. A medida se dá após uma série de problemas verificados pelas entidades na condução e nos rumos do grupo, que não tem acolhido as preocupações ligadas à Saúde no enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus na Capital.

A decisão se deu junto ao envio de uma Nota de Esclarecimento à Prefeitura de Porto Alegre, que conduz o Comue-Covid. O documento apresenta uma série de inconformidades, entre elas que a composição do Conselho não se dá de forma paritária, não garantindo, assim, o equilíbrio entre os diferentes setores diante do objetivo principal que é conter a pandemia. O grupo ainda desconsidera dados de saúde na perspectiva de enfrentar os efeitos da Covid19, ações de controle sanitário e epidemiológico, evidências científicas existentes, diretrizes da Organização Mundial de Saúde e princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Administração Pública. A nota ainda destaca que as decisões são tomadas de forma verbal e com ausência constante de autoridades fundamentais na tomada de decisões, como o prefeito e o secretário da Saúde.

As entidades enfatizam, no documento, a necessidade de reforçar e aumentar as medidas restritivas, além de mais empenho de comunicação para distanciamentos e não aglomerações por parte da sociedade. Mesmo com a saída do Comue, as instituições reafirmam que seguirão atentas e vigilantes no que se refere à pandemia.

Leia a nota completa CLICANDO AQUI

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos - Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181